Depois da liberação da primeira foto de Scarlett Johansson em Ghost in the Shell, o Screen Crush afirma que a Paramount e a DreamWorks encomendaram testes de efeitos visuais para deixar a protagonista com visual mais asiático durante a pós-produção.
O teste teria sido conduzido pela Lola VFX, responsável por O Curioso Caso de Benjamin Button e uma das melhores empresas do chamado processo de “embelezamento” dos filmes de Hollywood, que deixam atores mais jovens, mais magros, mais fortes, etc. O site diz que, após a revisão do teste, que foi feito de forma digital sem a participação da atriz fisicamente, a ideia foi descartada pelos produtores. A Paramount afirmou que houve um teste, mas não confirmou que foi para fazer a mudança de etnia e disse que tudo aconteceu com outro ator, e não com a protagonista.
Scarlett Johansson foi anunciada em Ghost In The Shell em 2015, época em que houve discussão pela escolha de uma atriz que não é asiática. A questão ainda incomoda alguns fãs da do anime/ mangá e atores, como é o caso de Ming-Na Wen, de Agents Of SHIELD:
Nothing against Scarlett Johansson. In fact, I'm a big fan. But everything against this Whitewashing of Asian role.😒 https://t.co/VS6r6iish9
— Ming-Na Wen (@MingNa) 14 de abril de 2016
“Nada contra Scarlett Johansson. Na verdade, sou uma grande fã. Mas tudo contra esse Whitewashing de um papel asiático”, escreveu a atriz no Twitter, citando a forma de mudar a etnia de personagens para brancos.
A trama de Ghost In The Shell deve seguir a linha do mangá, chamado Fantasma do Futuro no Brasil, em que a major Mokoto Kusanagi (Scarlett Johansson), uma policial cibernética, luta para levar justiça às ruas de sua megacidade japonesa, em um futuro distópico. Ex-executivo da Marvel, Avi Arad é um dos produtores. Pilou Asbæk (Lucy, Game of Thrones) foi anunciado como o personagem Batou e Sam Riley negocia para o elenco. Michael Pitt será o antagonista The Laughing Man, personagem que é meio humano meio máquina.
A Paramount Pictures, que também está ajudando a financiar o longa, será responsável pelo lançamento marcado para 31 de março de 2017. O mangá Ghost in the Shell ganhará nova edição no Brasil este ano - leia mais.