Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

George Clooney vai produzir filme sobre motorista de Osama bin Laden

História do julgamento de Salim Hamdan tem como base o livro The Challenge, de Jonathan Mahler

EF
14.08.2008, às 00H00.
Atualizada em 22.01.2017, ÀS 12H00

Depois de Boa Noite e Boa Sorte e Syriana - A Indústria do Petróleo, George Clooney vai se dedicar a mais um projeto com todas as características para se tornar controverso. O ator adquiriu os direitos de adaptação para o cinema de The Challenge, livro de Jonathan Mahler que descreve a luta para que Salim Hamdan, o guarda-costas e motorista de Osama bin Laden, tivesse um julgamento justo.

O livro de Mahler segue a ação do advogado da Marinha Charles Swift e do professor de direito da Universidade de Georgetown Neal Katyal na defesa do acusado. Nascido no Iêmen, Hamdan foi condenado a 66 meses de prisão por ter dado apoio material ao terrorismo, mas foi inocentado das acusações de conspiração para cometer assassinato. Swift defendeu Hamdan com a estratégia de que o iemenita apenas trabalhava como motorista de bin Laden como forma de sustentar sua família e não como membro da Al Qaeda - embora jamais tenha explicado porque foram encontrados foguetes em seu carro.

Omelete Recomenda

george clooney

None

O projeto de The Challenge será desenvolvido pela produtora de Clooney e Grant Heslov, a Smoke House. Uma das possibilidades é ter Clooney no papel de Charles Swift. O projeto vem interessando o astro há algum tempo. Segundo a revista Variety, vários interessados tentaram adquirir os direitos do livro antes de sua publicação, mas a persistência de Clooney e, sem dúvida, seu perfil de trabalhos com viés liberal tiveram um papel importante na decisão de Mahler de assinar com a Smoke House.

O veredito do julgamento de Salim Hamdan foi dado no último dia 7 nos EUA e é considerado pelos especialistas uma vitória de Charles Swift. O livro de Mahler termina com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 2006 que definiu que os tribunais militares organizados para Hamdan e outros prisioneiros de Guantanamo violavam a Convenção de Genebra e o Código de Justiça Militar. Os planos de Mahler incluem atualizar a edição em brochura de seu livro com a inclusão do veredito, mas não se sabe se a adaptação para o cinema vai incluir a atualização.

Um dos instrumentos usados com freqüência em produções do gênero é exibir um letreiro no final do filme com informações sobre a conclusão da história.

Além de The Challenge, a Smoke House está produzindo o igualmente politizado Escape from Tehran, narrando as tentativas da CIA de usar um falso projeto de produção de um filme para tirar alguns estadunidenses do Irã durante a crise dos reféns em 1979. Saiba mais.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.