Criado por Jim Davis em 1978, Garfield foi batizado em homenagem ao avô do cartunista, James Garfield Davis - que, assim como o felino, era ranzinza e rabugento, mas com um coração enorme. Inicialmente, o gato não seria o protagonista das tirinhas, já que o autor preferia que o destaque fosse para o seu dono, Jon Arbuckle. Davis só não contava com a forte identificação do público com o jeitinho carinhoso do felino. Suas atitudes e comentários sarcásticos ganharam o coração do mundo e fizeram com que ele virasse o foco das histórias.
Jim Davis diz que criou o personagem para contrastar com os muitos cães que dominavam as páginas de quadrinhos na época. “Vi muitos cães indo muito bem – Snoopy, Marmaduke, Fred Basset, todos que você puder imaginar”, diz ele. “Mas não havia gatos naquela época. E eu cresci em uma fazenda com cerca de 25 gatos, então eu conhecia e os amava. Pensei: ‘Bem, se os cães estão indo tão bem, talvez eu possa criar um gato’. Eles são meio reservados – você sabe onde seu cachorro está, mas os felinos são indiferentes”
“Suas frustrações são universais”, concorda o diretor Mark Dindal, responsável pela nova animação Garfield: Fora de Casa. “Ele traz uma certa nostalgia para as pessoas, faz lembrar da infância – lendo-o no jornal de domingo ou vendo os especiais. O humor visual sempre será o mesmo. Você pode encontrar quadrinhos do Garfield de 15, 20, 30 anos atrás, e eles não parecem desatualizados porque nunca estão realmente enraizados em algo específico daquele período”
A animação, que bateu recorde de bilheteria no Brasil, é estrelada por Chris Pratt como a voz de Garfield, e tem participação de de Samuel L. Jackson como Vic, o pai do gato laranja, que retorna de forma inusitada para a vida de seu filho. Com a ajuda do seu fiel escudeiro canino, Odie, o carismático Garfield precisará ajudar o seu pai a se livrar de uma enrascada.
O elenco coadjuvante de vozes ainda conta com Nicholas Hoult (Mad Max: Estrada da Fúria), Hannah Waddingham (Ted Lasso) e Ving Rhames (Missão: Impossível). O roteiro é de David Reynolds (Procurando Nemo), e a direção é assinada por Dindal (O Galinho Chicken Little).
Garfield: Fora de Casa está em cartaz nos cinemas brasileiros.