Olaf em Frozen 2

Créditos da imagem: Walt Disney/Divulgação

Filmes

Lista

Frozen 2 | Os easter eggs e as referências da sequência

Dumbo, Queen e mais!

Mariana Canhisares
09.01.2020
14h41
Atualizada em
09.01.2020
15h10
Atualizada em 09.01.2020 às 15h10

Frozen 2, a nova aventura de Anna e Elsa, está repleta de referências. Mas se engana quem pensa que as menções são apenas a obras da Disney ou aos eventos do filme anterior. Confira a seguir os principais easter eggs: 

Dumbo

Dumbo
Dumbo/Walt Disney/Reprodução

Enquanto as pequenas Anna e Elsa brincam antes de dormir, pode-se ver entre os bonecos de gelo um elefante orelhudo: Dumbo.

Big Hero 6

Baymax em arte promocional de Big Hero 6
Walt Disney/Divulgação

Além de Dumbo, Elsa também criou um Baymax, de Big Hero 6, para habitar a tal Floresta Encantada.

Meu Amigo Totoro

Cena de Meu Amigo Totoro
Meu Amigo Totoro/Studio Ghibli/Reprodução

A cena ainda inclui um boneco de gelo do Totoro, personagem da clássica animação do Studio Ghibli Meu Amigo Totoro.

Mickey

Mickey e sua turma
Walt Disney/Divulgação

Durante a noite de jogos, Olaf assume a forma do Mickey quando faz a mímica da palavra “rato” para Kristoff e Sven. Seus amigos logo acertam.

Newt

Elsa e o espírito do fogo em Frozen 2
Frozen 2/Walt Disney/Reprodução

O espírito de fogo, representado como um anfíbio fofinho, na realidade é uma homenagem a um projeto cancelado da Pixar. Intitulado newt, o longa contaria a história de um grupo de tritões que são forçados a se unir para salvar a espécie e marcaria a estreia de Gary Rydstrom na direção.

Especula-se que a animação foi cancelada por suas semelhanças com Rio, do brasileiro Carlos Saldanha. De todo modo, o projeto já foi lembrado outras vezes em easter eggs nas produções Valente e Toy Story 3.

Queen

Trecho do clipe de "Bohemian Rhapsody", do Queen
"Bohemian Rhapsody"/Queen/Reprodução

A música solo do Kristoff, “Lost in the Woods”, é uma grande homenagem às baladas dos anos 1980. A cena em si está repleta de referências à época, mas a mais chamativa certamente é o aceno a “Bohemian Rhapsody”, do Queen.

Vingadores: Guerra Infinita

Tom Holland em Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita/Marvel Studios/Reprodução

[Cuidado: spoilers a seguir]

Quando Elsa finalmente chega a Ahtohallan e dá o perigoso salto para descobrir a verdade sobre o conflito entre Arendelle e Northuldra, não é apenas ela quem sofre as consequências. A rainha se transforma em gelo, sim, mas Olaf acaba morrendo também. Assim como o Homem-Aranha em Vingadores: Guerra Infinita, o boneco de neve se vai como se fosse pó, nos braços de quem tanto admira: Anna.

O Chamado

Olaf em Frozen 2
Frozen 2/Walt Disney/Reprodução

Durante o número de "When I am Older", Olaf se debruça em cima de poço e chama por Samantha, a pessoa que ele inventou enquanto procurava por Anna, Elsa e Kristoff. Embora ele não diga "Samara", difícil não se lembrar da menina maligna de O Chamado - ainda mais com o boneco de neve com essa cara de assustado.

Frozen: Febre Congelante

Olaf e snowgies em Frozen: Febre Congelante
Frozen: Febre Congelante/Walt Disney/Reprodução

A cena pós-créditos de Frozen 2 faz uma referência direta ao curta Frozen: Febre Congelante, no qual Elsa pega uma gripe e toda vez que espirra acaba criando pequenos bonecos de neve. Ao final, ela leva todas as criaturas para viver com o monstro que criou no primeiro filme, no palácio de gelo. É justamente para todos eles que Olaf reconta os eventos que acabamos de assistir.