Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Frank Miller fala de heroísmo e apego a 300

Frank Miller fala de heroísmo e apego a 300

MH
28.11.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H09

Em entrevista ao The New York Times para falar de 300, aguardadíssima adaptação das suas HQs, Frank Miller contou como a história do livro lhe surgiu na cabeça quando ele tinha 6 anos de idade.

A oportunidade foi a exibição nos cinemas, em 1963, do épico Os 300 de Esparta, sobre a heróica luta dos espartanos contra o exército invasor persa. Posicionados no estreito à beira-mar das Termópilas e empregando estrategicamente a geografia do local, 300 homens resistiram ao avanço de um exército de milhares.

Eu fiquei chocado, porque os heróis morriam. Estava acostumado a ver o Super-Homem socando planetas. Foi uma epifania perceber que o herói não é necessariamente o cara que vence, lembra Miller. Como escritor eu tendo a criar personagens que podem morrer esgraçados pelo mundo, que perdem os combates mas conquistam a vitória moral.

Apesar de ter feito pesquisas na Grécia e estudado artes de combate, Miller tomou liberdades na hora de criar a HQ. Por exemplo, livrou soldados de armaduras pesadíssimas que não permitiriam a movimentação necessária a um gibi. Nos primeiros rascunhos eles pareciam uns besouros. Pareciam que não conseguiriam se mover a duas milhas por hora, conta. No fim eram fileiras e fileiras de homens empurrando e escorregando em lama e estocando com lanças. Não teve heroísmo solitário em uma batalha caótica. Eles eram máquinas.

Miller lembra também que não se entusiasmou muito com a idéia de um filme baseado na HQ. Era a jóia da coroa da minha carreira. 300 significa muito para mim, e vê-lo homogeneizado em algo como Tróia, que praticamente vira a Ilíada do avesso, seria traição para mim, diz. Aí entra o diretor Zack Snyder, que produziu logo depois da estréia de Madrugada dos mortos um clipe de 300 com, em suas palavras, um montão de mortes.

Omelete Recomenda

Miller acabou cedendo, com a condição de que desse o aval ao roteiro. Na mesma entrevista ao jornal, Snyder lembra: Acho que ele deu a permissão para nós porque ninguém mais se arriscaria a fazer 300. Soa irreproduzível, de certas maneiras. Curiosamente, a sala de montagem da Warner Bros. onde Snyder se afunda atualmente, está cheia de objetos de cena de Tróia e Alexandre. Nós pegamos do departamento da Warner. Os elmos usados em Tróia eram melhores que os nossos.

300 estréia nos EUA em 9 de março de 2007 e no Brasil no dia 30 de março. No elenco estão Gerard Butler, Lena Headey, David Wenham, Vincent Regan, Dominic West e o brasileiro Rodrigo Santoro.

Leia mais sobre 300

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.