Deathgasm

Créditos da imagem: Deathgasm/Divulgação

Filmes

Lista

6 filmes de terror para ver no Dia do Rock

Satanismo, tripas e muitas guitarras

Arthur Eloi
13.07.2019
15h49

Nada casa tão bem quanto rock, metal e punk com filmes de terror. Esse relacionamento é tão proveitoso que rendeu inúmeros frutos dos anos 1970 até hoje - muitos deles simplesmente absurdos. Para comemorar o Dia Internacional do Rock, selecionamos alguns exemplos da combinação única que apenas horror e guitarras podem trazer:

Deathgasm (2015)

Essa mistura entre comédia e horror resume bem muito dos filmes oitentistas que se inspiravam no heavy metal: um grupo de metaleiros entediados dão de cara com canções proibidas que, ao serem tocadas, abrem os portões do inferno e criam um apocalipse demoníaco. Espere sangue e muita estranhice!

Sala Verde (2016)

Suspense da ótima A24 (A BruxaHereditário) traz uma banda punk que aceita tocar em um bar de estrada - apenas para descobrir que o lugar é sede de grupos neo-nazistas. Após presenciarem um assassinato, eles se isolam num camarim enquanto seus inimigos buscam formas de aniquilá-los.

É tensão do começo ao fim, e além do melhor uso de "Nazi Punks Fuck Off", do Dead Kennedys, também vale a pena assistir para ver Patrick Stewart - discutivelmente um dos seres humanos mais fofos de Hollywood - interpretando um terrível líder skinhead.

Heavy Metal do Horror (1986)

A contribuição mais duradoura do Satanic Panic - movimento alarmista que tomou os EUA a partir dos anos 70 - com certeza foi a lenda urbana das Mensagens Subliminares em músicas. Esse filme usa isso como base para seu terror ao mostrar um jovem garoto que encontra uma forma de trazer seu falecido ídolo do metal de volta á vida ao tocar um de seus discos ao contrário - com consequências terríveis.

Vale citar também as participações de lendas do rock, como Gene Simmons (Kiss) e, claro, Ozzy Osborne (Black Sabbath).

Repo Man - A Onda Punk

Esse clássico cult punk se enquadra melhor em ficção científica, mas não poderia deixar de ser citado: na trama, um jovem passa a trabalhar com a coleta de carros cujos donos estão com dívidas ou pagamentos atrasados.

Em meio a seu expediente, acaba dando de cara com vida extraterrestre. Além de uma trilha sonora com nomes de peso como Suicidal TendenciesIggy PopBlack Flag e mais, o espírito punk do longa é tanto que fica claro até nos detalhes, como a produção rotulando latas de alimentos como "Comida" para garantir que nenhuma corporação tivesse propaganda gratuíta.

Lords of Chaos (2018)

Enquanto o filme se conduz mais como um drama, os elementos aterrorizantes vêm do fato de ser inspirado na história real do surgimento do black metal norueguês, mostrando os conflitos entre membros de suas bandas de maior sucesso e também a violenta cruzada anti-religiosa praticada por eles, resultando em igrejas históricas queimadas e também assassinato.

É bom avisar: muitas das coisas são mentiras, tanto do filme quanto do livro que serve como base para ele, que já foram refutadas tanto por membros do Burzum quanto do Mayhem, bandas centrais do longa. Mesmo assim, vale como ponto de partida para conhecer a rica bizarrice histórica dessa cena musical.

The Ranger (2018)

Destaque de inúmeros festivais de 2018, The Ranger é um slasher que traz um grupo de punks desordeiros em uma reserva florestal sendo caçados e violentamente aniquilados pelo guarda do local.