Silvio Santos: filmes e séries para conhecer a lenda da TV brasileira
Obras, ficcionais ou não, que resgatam a trajetória do fundador do SBT
Créditos da imagem: Divulgação
Impossível falar em televisão brasileira sem destacar Silvio Santos. Dona de uma trajetória ímpar na mídia brasileira, o empresário e animador deixou sua marca na história da telinha nacional – principalmente através do SBT, canal que fundou em 1982 e que se mantém até hoje como um dos maiores do país.
A história de Silvio foi tema de várias produções, tanto no cinema como na TV e no streaming – obras que se propuseram resgatar, cada uma dentro de seu viés e recortes, um pouco do que fez de Silvio Santos um dos maiores ícones da comunicação no Brasil.
Conheça alguns desses títulos:
Silvio Santos (2007)
Produzido pelo jornalista Flávio Tito como trabalho de conclusão de curso (TCC), este longa documental acabou ganhando sobrevida além da esfera acadêmica e chamando a atenção até do próprio SBT, que o transmitiu em rede nacional em 2009.
Silvio Santos rememora a trajetória do Homem do Baú por meio de imagens de arquivo e depoimentos de grandes personalidades que conviveram com ele, como Raul Gil e o saudoso Gugu Liberato.
Especial 40 Anos do SBT (2021)
Produzido em 2015, quando a emissora de Osasco completava quatro décadas de existência, o programa acabou engavetado por longo tempo em respeito às superstições do “patrão”, que só liberaria sua veiculação seis anos depois.
Mistura documentário e dramatização, usando atores para recriar eventos importantes da vida e da carreira de Silvio Santos, entremeados com depoimentos de diversos nomes de peso que passaram pelo canal.
O Rei da TV (2022-2023)
Primeira obra assumidamente ficcional sobre o Homem do Baú, foi produzida pela Gullane Entretenimento para a plataforma Star+, trazendo o ator José Rubens Chachá como protagonista.
A primeira temporada se desenvolve a partir do diagnóstico de um problema nas cordas vocais de Silvio, ameaçando a continuidade de sua carreira como animador. Já a segunda gira em torno de sua candidatura à Presidência da República, que deu o que falar no final dos anos 1980.
Apesar do sucesso, O Rei da TV foi abertamente criticada por familiares de Silvio por mostrar situações que, segundo eles, fugiam completamente da biografia real do apresentador – como seu suposto caso extraconjugal com uma estrela de novelas mexicanas, negado com veemência pelos Abravanel.
Silvio (2024)
Dirigido por Marcelo Antunez (Rodeio Rock), tem como ponto de partida o sequestro real do apresentador pelo criminoso Fernando Dutra Pinto (Johnnas Oliva), resgatando através de flashbacks – evocados pela interação entre refém e bandido – momentos marcantes da vida de Silvio.
Embora tenha recebido críticas mistas, Silvio foi um rotundo fracasso de bilheteria, arrecadando menos de R$ 1,5 milhão frente a um orçamento de R$ 7 milhões. Além disso, virou piada antes mesmo da estreia, devido à caracterização duvidosa de Rodrigo Faro como o personagem central.
Silvio Santos Vem Aí (2025)
Ainda inédito nos cinemas, o filme de Cris D’Amato (A Sogra Perfeita) está chegando hoje (20) às telonas, trazendo Leandro Hassum no papel do Homem do Baú.
Mais uma vez, o eixo da narrativa é a candidatura de Silvio à Presidência da República, destrinchando sua biografia a partir do interesse a jornalista Marília (Manu Gavassi) em construir uma minuciosa reportagem sobre ele.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários