Filmes

Notícia

Filmes serão lançados às quintas-feiras no Brasil

Exibidores e distribuidores fecham acordo para mudar dia de estreia no país

Natália Bridi
21.02.2014
11h49
Atualizada em
04.11.2016
23h01
Atualizada em 04.11.2016 às 23h01

A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas entrou em um acordo com as distribuidoras de filmes para mudar a data de estreias nos cinemas brasileiros. A partir de 13 de março, filmes entrarão em cartaz nacionalmente na quinta-feira, e não mais na sexta-feira.

Alemão

None
Alemão é um dos filmes que estreiam em 13 de março

Na prática, a ideia é incentivar o público a frequentar mais as salas num dia que era considerado mais fraco. Em comunicado oficial ao site Exibidor, Paulo Lui, presidente da Feneec, diz que a mudança "pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia". "Eles ganham mais um dia de boca a boca", diz Lui.

Ainda não se sabe se os ingressos de quinta-feira passarão a custar o mesmo dos bilhetes de fim de semana, nos cinemas que hoje fazem essa distinção de preços de sexta a domingo.

Nos últimos 20 anos, os filmes têm estreado no Brasil às sextas, mas antes dos anos 1990 o circuito exibidor já trabalhava com as quintas-feiras como data de lançamento. Países como Alemanha, Rússia e Austrália lançam filmes às quintas, assim como Argentina, Peru, Bolívia e Chile, na América do Sul.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.