Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Lista

Menos é mais: conheça filmes cuja ação transcorre dentro de um único dia

Histórias de sucesso cuja narrativa é condensada em apenas 24 horas

Omelete
1 min de leitura
FB
26.08.2025, às 08H00.
Antes do Amanhecer

Créditos da imagem: Divulgação

Desenvolver o roteiro de um filme nunca é tarefa fácil. Além de manter a agilidade da narrativa e segurar o interesse da plateia cena por cena, o roteirista precisa se atentar constantemente a pormenores como a coerência das ações do personagens, a qualidade dos diálogos e a verossimilhança dos fatos.

Algumas obras, porém, exigem esforços ainda maiores dessas mentes criativas. Isso acontece, por exemplo, quando o escritor opta por condensar todos os acontecimentos dentro de apenas 24 horas da linha narrativa, sem direito a passagens de tempo e outros recursos que dão maior dinamismo ao enredo.

Omelete Recomenda

Será possível desenvolver um bom filme dentro de um cenário tão restrita? A história do cinema prova que sim.

A seguir, listamos alguns títulos cuja narrativa começa e termina no mesmo dia.

Antes do Amanhecer (1995)

Este filme do diretor Richard Linklater gira em torno do encontro entre dois turistas de nacionalidades distintas: o americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Céline (Julie Delpy).

Eles se conhecem viajando de trem em Viena e decidem percorrer juntos a cidade, apaixonando-se um pelo outro ao longo desse curto tempo em comum.

Aclamado pela crítica e adorado pelo público, Antes do Amanhecer deu tão certo que contou com duas continuações de proposta idêntica, Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013) – este último, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Clube dos Cinco (1985)

O aclamado drama teen de John Hughes (Gatinhas e Gatões) gira em torno de um grupo de adolescentes que, embora vom perfis e estereótipos completamente diferentes, acabam casualmente reunidos para cumprir uma tarde de sábado em detenção na escola.

Essa convivência forçada, ao invés de gerar conflitos entre eles, acaba aproximando-os e levando-os a compartilhar segredos sobre si que pareciam inimagináveis a respeito de si mesmos.

Cosmópolis (2012)

Longa que representou uma guinada na carreira de Robert Pattinson (sim, o vampiro de Crepúsculo).

O ator interpreta um jovem bilionário que, no curto trajeto de limusine até uma barbearia, vê-se obrigado a encarar uma série de situações inesperadas e caóticas.

Além de ter concorrido à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme valeu a Pattinson o prêmio de Melhor Ator em Filme Canadense, pela Vancouver Filme Critics Circle Awards.

Meia-Noite e Um (1993)

Barry Thomas (Jonathan Silverman), empregado de uma empresa de tecnologia, é vítima de uma estranha descarga elétrica no mesmo dia em que testemunha o assassinato de Lisa (Helen Slater), colega por quem está apaixonado em segredo.

No entanto, ao despertar na manhã ‘seguinte’, reencontra Lisa viva e percebe que está vivendo a mesma data novamente.

Barry, então, tem a chance de tentar evitar a morte da amada a cada vez que o dia termina e volta a começar.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Outro título de John Hughes, produzido no ano seguinte a Clube dos Cinco. Difere-se de seu precursor por privilegiar a comédia ao drama, mas conserva intacta a proposta de não ultrapassar 24 horas da vida de seus protagonistas

Vivido por Matthew Broderick, o personagem principal é um adolescente irreverente que reúne a namorada (Mia Sara) e o melhor amigo (Alan Ruck) para curtirem juntos um dia alucinante, onde a diversão – e o absurdo – não conhecem limites.

Um Dia Especial (1996)

Os astros Michelle Pfeiffer e George Clooney estrelam esta história simples, porém divertida e enternecedora.

Eles interpretam dois pais solteiros que se revezam nos cuidados de seus  respectivos filhos, durante um dia para lá de atribulado – e acabam se apaixonando em meio à ‘missão’.

 

Feitiço do Tempo (1993)

Listado pela BBC entre as cinco melhores comédias de todos os tempos, conta a história de Phil Connors (Bill Murray), um arrogante meteorologista de TV que se vê preso em um looping temporal, repetindo indefinidamente o mesmo dia.

Pouco a pouco, as oportunidades de fazer tudo diferente vão levar Phil a rever seus conceitos e se transformar em uma pessoa melhor, mudança que lhe valerá uma história de amor com a produtora Rita Hanson (Andie McDowell).

Duro de Matar (1988)

Este clássico do cinema de ação – cujo êxito em bilheteria garantiu quatro sequências – traz Bruce Willis na pele de um policial que se vê obrigado a bancar o herói em pleno Natal, quando a festa em que está com sua esposa, Holly (Bonnie Bedelia), é tomada por terroristas alemães.

O curioso é que a primeira versão do roteiro estendia a ação de Duro de Matar ao longo de três dias. O diretor John McTiernan Jr. (Predador), no entanto, inspirou-se na peça teatral Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, para condensar toda a narrativa em apenas uma única noite.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.