Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Filmes inspirados pelos mistérios do fundo do mar

Uma lista de cinco filmes que usam o oceano como fonte de inspiração

TR
12.09.2013, às 15H04.

Petrobras apresenta: Filmes inspirados pelos mistérios do fundo do mar

Desde o início do cinema, o oceano serve de fonte de inspiração para a sétima arte. Filmes, livros, séries e outros produtos tiram suas tramas e personagens de um dos locais mais fascinantes da Terra. A lista é enorme. Por isso, o Omelete selecionou cinco filmes consagrados, que têm no fundo do mar um de seus principais trunfos, seja na trama ou na construção dos sujeitos da história. Confira:

Omelete Recomenda

20 mil Léguas Submarinas

Uma das maiores obras da humanidade, 20 Mil Léguas Submarinas é um marco na carreira do genial Júlio Verne. Francês nascido em Nantes, o escritor se inspirou nos mistérios envolvidos com o fundo do mar neste livro. O personagem principal, capitão Nemo, e sua tripulação do Nautilus, vivem longe da terra e da humanidade, dedicando a vida a descobrir criaturas e seres submarinos. Suprimentos, energia e toda e qualquer matéria prima necessária para a sobrevivência deles é vinda do mar. Do fundo do mar.

Nos cinemas, 20 Mil Léguas inspirou inúmeros filmes, tendo como um dos mais marcantes o clássico de 1905, de George Méliès. Há também uma versão de 1954, conhecida pelos efeitos especiais revolucionários à época. Uma nova versão deve ser filmada pela Disney com David Fincher na direção - as filmagens estão previstas para 2014.

Procurando Nemo

O fundo do mar não só inspira os personagem e a trama de Procurando Nemo, mas também serve como um de seus principais trunfos. No fim das contas, o oceano é uma das maiores preocupações do longa da Disney, que não se furta de mostrar a importância deste gigante azul para a evolução da humanidade - a poluição, as mudanças de corrente e toda variação na cadeia alimentar são comentadas de forma sutil mas eficaz.

Além desses temas, o relacionamento familiar e de amizade entre os personagens dão ao cenário uma característica mais amigável e diversificada do que o normal. Nemo, Marlin, Dory e Cia foram nomes que marcaram a última década da Pixar, que planeja a sequência, Procurando Dory, para 2015.

Waterworld - O Segredo das Águas

Se por um lado Waterworld - O Segredo das Águas ficou conhecido como um dos maiores fracassos do cinema, por outro ele foi uma das produções mais ousadas da história. Protagonizado por Kevin Costner e dirigido por Kevin Reynolds, mesma dupla de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, o filme não se inspira no oceano - o filme é sobre o oceano.

No século 31, as calotas polares derreteram e a humanidade vive em um mundo de água, onde as pessoas se adaptaram fisicamente ao ambiente - guelras e membranas nos membros são comuns. Para conseguir transpôr a imensidão azul para as telas, a produção construiu os maiores cenários vistos até ali em Hollywood. Àquela época, o longa era o filme mais caro da história, custando US$ 175 milhões.

A Vida Marinha de Steve Zissou

Nem só de mega-produções sobrevive o fundo do mar no cinema. Wes Anderson, um dos diretores mais autorais e aclamados da atualidade, buscou inspiração no oceano para contar a história de Steve Zissou, um cineasta que está em busca do tubarão-jaguar. Anderson usa o oceano como pano de fundo para uma trama que discute a vida do próprio Zissou - assim como a própria carreira do diretor.

O humor nonsense e as montagens surrealistas de Anderson se aproveitam de forma completa do fundo do mar, seus animais e visual deslumbrantes. A mistura de cores, stop-motion e uma trilha sonora incrível fazem deste um dos melhores filmes já "feitos" em alto mar.

O Segredo do Abismo

James Cameron não é sinônimo de sucesso por acaso. Desde O Exterminador do Futuro, o diretor mostrou aptidão pelo impossível, pelo improvável. E entre suas obsessões está o oceano e os mistérios que ele guarda. Em O Segredo do Abismo, de 1989, Cameron conta a história de uma tripulação submarina em busca de um naufrágio americano - o filme se desenrola, entre outros assuntos, para uma trama sobre viagem no tempo, humanidade e extraterrestres.

O longa, além disso, mostra o fascínio do cineasta com mar aberto, onde toda a filmagem foi feita. Cameron, conhecido por seu detalhismo, obrigou à produtora que tudo fosse feito realmente debaixo d'água - algo que acabou dando uma credibilidade sem parâmetros ao filme. A obsessão do diretor não parou por aí: ele também fez um documentário sobre explorações submarinas e vai filmar os próximos Avatar com uma nova tecnologia adaptada à câmeras submersas.

Conteúdo Inspirado Petrobras

Conhece a missão Netuno?
Entre no site www.petrobras.com.br/meinspira até o dia 15 de setembro e descubra a Missão Netuno. Uma mensagem escrita por você será 
colocada em uma Cápsula do Tempo que será fixada no fundo do mar a 2 mil metros de profundidade e 300km da costa.

#meinspira
Compartilhe Inspiração!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.