Filme contará história de Anne Frank sob nova perspectiva
Desta vez, com base no livro da melhor amiga da garota, Jacqueline van Maarsen
Um novo filme, intitulado My Friend Anne Frank, vai contar a história de Anne Frank pelo ponto de vista de sua melhor amiga, Jacqueline van Maarsen. Annie ficou famosa com seu diário, no qual contou a tentativa de sua família de escapar da perseguição nazista vivendo oculta num sótão. Seus escritos foram transformados em peça de teatro e filme, tornando-se um nome conhecido entre os milhões de mortos do conflito.
A autora de Ik heet Anne, zei ze, Anne Frank (Meu Nome é Anne, Ela Disse, Anne Frank) estudou com a garota antes da fuga para o sótão, e também conversou com o único membro da família que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, o pai de Anne, Otto. O livro foi lançado originalmente em holandês e foi publicado em inglês em 2007.
Jacqueline, que aparece no diário de Anne como Jopie, pensou que a amiga havia fugido para a Suíça, quando ela e a família desapareceram em julho de 1942. Filha de uma francesa católica e um judeu holandês, Jacqueline salvou-se porque sua mãe não acreditou nas histórias dos judeus serem levados para Alemanha para trabalhar e reverteu o registro da família como judia junto às autoridades alemãs.
A adaptação do livro de Jacqueline van Maarsen está sendo desenvolvida pela Nu Image/Millennium Films. A direção deve ficar com Alberto Negrin, que já trabalhou com o assunto quando dirigiu o filme italiano Perlasca, a biografia de um homem que salvou judeus húngaros da perseguição nazista.