A segunda amostra mais importante do Festival de Cannes, Un Certain Regard, divulgou a lista dos vencedores do prêmio nesta sexta-feira (23). Entre os vencedores, está O Riso e a Faca, filme de produção brasileira em parceria com Portugal, Romênia e França, e dirigido pelo diretor português Pedro Pinho.
A produção é inspirada por uma música do cantor Tom Zé e conta com mais de 30 integrantes brasileiros na produção, apesar de também ter colaboração internacional. O Riso e a Faca conta a história do engenheiro ambiental Sérgio, português que viaja para uma metrópole na África Ocidental onde vai trabalhar num projeto rodoviário entre o deserto e a selva.
Lá, ele desenvolve um relacionamento íntimo com dois moradores da cidade, Diára e Gui. No trio de protagonistas, está o brasileiro Jonathan Guilherme, ex-atleta de vôlei que trocou as quadras pela arte e hoje é poeta em Barcelona, na Espanha, onde mora. Ele dá vida ao personagem Gui e contracena com o português Sérgio Coragem, conhecido por seus papéis em Verão Danado (2017) e Fogo-Fátuo (2022); e a cabo-verdiana Cleo Diára, de Diamantino (2018).
O elenco conta ainda com outro brasileiro, o doutor em antropologia Renato Sztutman, interpretando a si mesmo. Além disso, nomes brasileiros estão na área técnica da produção, como Tatiana Leite, de Malu (2024), Rodrigo Letier, de Gabriel e a Montanha (2017) e Karen Akerman, de O Lobo Atrás da Porta (2013).
Confira abaixo as categorias e os vencedores:
Prêmio Un Certain Regard
- La Misteriosa Mirada Del Flamingo (The Mysterious Gaze of the Flamingo) - Diego Céspedes
Prêmio do Júri
- Un Poeta (A Poet) - Simón Mesa Soto
Melhor Direção
- Arab & Tarzan Nasser - One Upon a Time in Gaza
Melhor Ator
- Frank Dillane - Urchin
Melhor Atoriz
- Cleo Diára - O Riso e a Faca
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários