Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Filme causa polêmica em Cannes

Filme causa polêmica em Cannes

ÉB
28.05.2002, às 00H00.
Atualizada em 20.11.2016, ÀS 11H05

O site da CNN trouxe ontem um uma notícia sobre a exibição especial de Irreversible, um filme francês dirigido por Gaspar Noé.

Em apenas quinze minutos de projeção, durante o festival de cinema de Cannes, boa parte de seu público já havia deixado a sala. Críticos e convidados afirmaram que o filme é nojento, gratuito e brutal.

Omelete Recomenda

O motivo para as reações é a cena inicial: o estupro de Alex (Monica Bellucci), que dura dez minutos. Foi o suficiente para que alguns periódicos resolvessem pedir aos seus leitores que boicotassem o filme.

A produção conta a história de Marcus (Vincent Cassel), um viciado em drogas que decide se vingar de um cafetão que julga responsável pelo estupro de sua namorada.

Criar situações chocantes para causar polêmica e gerar notoriedade não é novidade no cinema mundial. Ano passado, Cannes assistiu à entrega do prêmio de melhor ator e atriz para os protagonistas de A professora de piano (La pianiste, 2001 - de Michael Haneke), de cuja sessão eu mesmo tive vontade de sair. Há também Crash (idem, 1996), de David Cronenberg, que explora o prazer obtido através de acidentes de carro, ou ainda o polêmico (pelo menos para a época) Império dos sentidos (Ai no corida, 1976), que mostra a história de dois amantes numa intensa obsessão pelo prazer. São estes apenas alguns exemplos de filmes que abordam o tema, também explorado por Stanley Kubrick em seu Laranja mecânica (Clockwork orange, 1971).

Genialidade ou perversão? O próprio diretor de Irreversible, Gaspar Noé, dá a resposta: Se as pessoas não quiserem assistir ao filme, tudo bem, ou seja... a decisão cabe apenas a você.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.