Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Festival de San Sebástian | Drama gay com Armie Hammer integra a seleção do evento espanhol

Festival divulga amanhã (4) os concorrentes ao troféu Concha de Ouro

RF
03.08.2017, às 12H57.

Programado para divulgar nesta sexta-feira (4) a seleção oficial em concurso pelo troféu Concha de Ouro, o Festival de San Sebástian (22 a 30 de setembro, na Espanha) confirmou a presença de duas produções com DNA brasileiro nas seleções paralelas de sua 65ª edição: o documentário No Intenso Agora, de João Moreira Salles, e a love story de língua inglesa ambientada na Itália, Call Me By Your Name, dirigida por Luca Guadagnino. Os dois foram projetados no Festival de Berlim, em fevereiro, onde lotaram sessões e arrebataram quilos de elogios. O primeiro entra no evento espanhol na seção Zabaltegi-Tabakalera e o segundo vai para a seção Perlas. 

Omelete Recomenda

Estrelado por Armie Hammer, o filme de Guadagnino - uma história de amor LGBT entre um adolescente de 17 anos e um rapaz de 24 no norte da Itália – foi produzido por Rodrigo Teixeira e sua RT Fetures, grife por trás dos cults Frances Ha (2012) e A Bruxa (2015). Por conta das críticas que recebeu em solo alemão, este drama gay desponta como uma potencial aposta para o Oscar. Já o longa de Salles – que traça um painel político do mundo em 1968, trançando arquivos de passeatas, protestos e debates com imagens filmadas pela mãe do diretor na China – ganhou três prêmios em um dos mais importantes festivais de narrativa documental do mundo: o Cinéma du Réel, na França. Sua estreia no Brasil está marcada para novembro.

No pacote da Zabaltegi-Tabakalera, entrou ainda o filme ganhador da Palma de Ouro de Cannes: a comédia sueca The Square, de Ruben Östlund. Ainda de Cannes, San Sebástian buscou L’Amant d’un Jour, o novo drama de amor pilotado pelo mestre francês Philippe Garrel, e a produção russa Closeness, de Kantemir Balagov, premiada com a láurea da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).

Ao lado de Call Me By Your Name, estão dramas laureados mundialmente como On Body And Soul, da húngara Ildikó Enyedi (ganhador do Urso de Ouro de Berlim); 120 Batimentos Por Minuto, de Robin Campillo (Grande Prêmio do Júri de Cannes), e Loveless, do russo Andrey Zvyagintsev (Prêmio do Júri na Croisette). Para fechar o time das Perlas, San Sebastián escalou Loving Pablo, de Fernando León de Aronoa, com o casal Javier Bardem e Penélope Cruz.

Para sua sessão de abertura, San Sebástian terá Submersão (Submergence), de Wim Wenders, romance com Alicia Vikander (Ex-Machina) e James McAvoy (Fragmentado). Em seus primeiros dias, o festival vai prestar uma homenagem ao ator argentino Ricardo Darín, com um prêmio especial pelo conjunto de sua carreira. Ele ainda vai apresentar o thriller político La Cordillera.

Especula-se que dois longas-metragens de DNA carioca - Unicórnio, de Eduardo Nunes, e Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor - possam dar as caras pelo festival espanhol. Estima-se ainda a presença de O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, em concurso.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.