O Marché du Film, evento de encontro internacional da indústria cinematográfica, revelou que o Brasil será o País de Honra do evento em 2025, no Festival de Cannes deste ano. Durante os dias 13 e 21 de maio, o cinema brasileiro será tema de destaque no evento.
O destaque para o cinema brasileiro acontece justamente no ano em que se celebra o 200º aniversário das relações diplomática entre Brasil e França. O programa País de Honra é organizado em parceria do Ministério da Cultura do Brasil, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em París.
A participação do Brasil se estenderá por toda a programação do Marché du Film e trará também mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, além de eventos de networking e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução. Mais detalhes devem ser revelados nos próximos meses. Margareth Menezes, ministra da Cultura, celebrou o evento:“Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas. Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre as duas nações”.
Já sobre Cannes, a seleção do Festival só será anunciada em abril, mas dois brasileiros, Kleber Mendonça Filho e Karim Aïnouz, já circulam o evento, assim como outros nomes internacionais. Além de Die, My Love, Missão: Imposível e Eddington, outros nomes hollywoodianos que provavelmente estarão na Croisette este ano incluem Spike Lee, com seu remake de Céu e Inferno, clássico de Akira Kurosawa, estrelado por Denzel Washington e Wes Anderson, com The Phoenician Scheme, filme de espionagem que tem um elenco de grandes estrelas: Benilcio Del Toro, Michael Cera, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch, Willem Dafoe, Ruper Friend, Bryan Cranston, Riz Ahmed e Jeffrey Wright.
Outros especulados incluem The History of Sound, filme de Oliver Hermanus com Paul Mescal (Gladiador 2) e Josh O'Connor (Rivais), Sentimental Value, filme de Joachim Trier que o reúne com Renate Reinsve, atriz do aclamado A Pior Pessoa do Mundo, Nouvelle Vague, filme de Richard Linklater (Boyhood) sobre os bastidores de Acossado, clássico de Jean-Luc Godard, e Father, Mother, Sister, Brother, novo longa de Jim Jarmusch.
Também presente nos rumores há filmes que serão exibidos para a comissão do Festival. Estes são Eleanor the Great, estreia de Scarlett Johansson como diretora, Resurrection, do diretor chinês Bi Gan (Longa Jornada Noite Adentro) e o documentário Orwell, de Raoul Peck, sobre o lendário autor de ficção-científica.
O Festival de Cannes 2025 acontece entre os dias 13 e 24 de maio em Cannes, na Riviera Francesa.