Cena de Pateta: O Filme (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Pateta: O Filme (Reprodução)

Filmes

Lista

Férias escolares: Filmes para assistir com as crianças no streaming

Omelete indica um filme por dia para manter o seu pequeno entretido (e você também)

Omelete
1 min de leitura
19.07.2024, às 14H48.

Julho chegou, e com ele as férias escolares. Bom, a gente sabe que os pais amantes da cultura pop adoram assistir a filmes com seus pequenos e pequenas - mas o que colocar que seja apropriado, divertido para crianças e adultos e, ainda por cima, esteja facilmente disponível no streaming?

Não se preocupe: nessas férias, a equipe do Omelete se juntou para fazer um seleção do que há de melhor nas plataformas de streaming brasileiras - e, olha só, vamos postar uma sugestão de filme por dia durante todo o mês de julho para que você e seus filhos possam se divertir as férias todas.

Vem com a gente!

Speed Racer

Onde ver: Disponível para streaming na Max.

A obra-prima incompreendida das irmãs Wachowski é adaptação de um anime do qual o seu filho provavelmente não se lembra - mas, acredite em mim, as crianças vão adorar o humor bobão do longa e o estilo coloridíssimo das corridas (inclusive, é um filme cheio de adrenalina, perfeito para pequenos que são fãs de Marvel e afins). Já os pais poderão se esbaldar na nostalgia e até, quem sabe, nas entrelinhas profundas que as Wachowski costuram na história, falando especialmente de nossa relação com a arte e o comércio. (Caio Coletti)

O Menino que Queria Ser Rei

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Você é fã de séries como The Last Kingdom e já assistiu a todas as versões cinematográficas da lenda do Rei Arthur? Então O Menino que Queria Ser Rei é o filme perfeito para dividir com seu filho, uma aventura leve e inventiva que não só traz a história de Arthur, Merlin e cia. para a atualidade como também a conta sob uma perspectiva juvenil enriquecedora. Isso sem contar as atuações dedicadas e divertidíssimas de Patrick Stewart como Merlin e Rebecca Ferguson como Morgana. (Caio Coletti)

Wolfwalkers

Onde ver: Disponível para streaming no Apple TV+.

O estúdio irlandês Cartoon Saloon faz algumas das melhores e mais distintivas animações da atualidade, embora seu trabalho não seja tão reconhecido quanto algumas das concorrentes. Talvez o melhor (e mais facilmente disponível no streaming) dos filmes da empresa seja Wolfwalkers, uma encantadora aventura infantil sobre uma jovem que descobre ser capaz de se transformar em lobo - um tabu para a comunidade camponesa onde vive. Os pequenos adorarão o visual colorido e com o mundo de fantasia, enquanto os pais poderão se emocionar com temas de aceitação e recomeço. (Caio Coletti)

Labirinto - A Magia do Tempo

Onde ver: Disponível para streaming no OldflixPlex.

Pensou que não teríamos nenhum clássico por aqui? Labirinto - A Magia do Tempo marcou a infância de muita gente, e nada melhor do que apresentar aos pequenos a jornada de Sarah (Jennifer Connelly) para derrotar o Rei dos Duendes – interpretado pelo brilhante David Bowie – e finalmente recuperar o seu irmãozinho, que foi sequestrado pelo vilão. Além de uma ambientação mágica, o filme conta com diversos personagens criados por Jim Henson, o pai dos Muppets, que também dirige o longa. E é impossível não se encantar por Ludo e Sir Didymus, duas criaturinhas do filme! (Juliana Melguiso)

Coração de Tinta

Onde ver: Disponível para streaming na Max.

Das dezenas de adaptações de livros de fantasia infanto-juvenis que povoaram os anos 2000 e 2010 diante do sucesso de Harry PotterCrepúsculoCoração de Tinta é provavelmente a melhor. Transportando a paixão da autora Cornelia Funke pela magia das palavras para a tela, e escalando um ótimo Brendan Fraser em seu último papel de herói de aventura (o personagem do livro, um homem que transforma em realidade as ficções que lê em voz alta, foi escrito com ele em mente), Coração de Tinta é o filme certo para mostrar ao seu filho que já adora ler - ou, talvez, se você quiser incentivar esse hobbie nele! (Caio Coletti)

Turma da Mônica: Laços

Onde ver: Disponível para streaming no Globoplay.

Primeira aventura live-action da turminha nas telonas, Turma da Mônica: Laços é daqueles filmes que aquecem seu coração em qualquer momento. Com o elenco perfeito formado por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira, acompanhamos o quarteto em uma jornada linda para resgatar Floquinho, o cãozinho de Cebolinha, que acabou sendo sequestrado. Vai te fazer chorar? Sim, mas também vai encantar adultos e crianças com uma belíssima história sobre amizade e companheirismo. (Juliana Melguiso)

Willow: Na Terra da Magia

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Na onda do sucesso de Star Wars e filmes de fantasia nos anos 1980, Ron Howard e George Lucas se uniram para criar um universo fantástico que marcou toda uma geração de jovens. Na trama, o jovem agricultor Willow (Warwick Davis) é encarregado do fardo de proteger um bebê que, segundo uma profecia, seria a responsável pela queda da malvada rainha Bavmorda (Jean Marsh). O longa ganhou o status de cult com o passar dos anos e chegou a ganhar uma sequência em série do Disney+, mas o projeto foi cancelado após apenas uma temporada. (André Zuliani)

Como Treinar o Seu Dragão

Onde ver: Disponível para streaming no Telecine e Claro TV+.

Com cenários mágicos e de cair o queixo, Como Treinar o Seu Dragão é uma ótima opção para quem quer viajar para um mundo mágico nas férias. O universo de Soluço e Banguela é fascinante, culturalmente mágico e com inúmeras referências aos vikings, e também mostra a amizade impossível entre um garoto e um dragão que muitos julgam como uma das maiores ameaças do mundo. É quase impossível não amar a franquia, que nos presenteou com três longas lindíssimos. (Juliana Melguiso)

As Aventuras de Paddington

Onde ver: Disponível para streaming na Netflix.

As aventuras deste ursinho fofo são, além de super divertidas, extremamente encantadoras e emocionantes. Paddington é um jovem urso que ama marmelada e foi criado por seus tios no Peru. Após perder o tio, Paddington é encorajado por sua tia a viajar para Londres, e lá ele faz amizades para a vida inteira e se mete em aventuras que nunca antes imaginou. Com um elenco perfeito (Hugh BonnevilleSally HawkinsJulie WaltersNicole Kidman!), Paddington é daqueles filmes que você nunca vai esquecer, e que está a caminho de virar um clássico. (Juliana Melguiso)

O Mistério do Relógio na Parede

Onde ver: Disponível para streaming no Globoplay.

Você é do time que diz que “não se fazem mais filmes infantis como antigamente”? Sente falta, especificamente, dos toques de fantasia sombria (e até, eventualmente, um terrorzinho leve) que existiam nos filmes “de criança” dos anos 1980? Então o ótimo O Mistério do Relógio na Parede, curiosa investida de Eli Roth (O Albergue) na fantasia juvenil, é perfeito para você. Contando a história de um menino órfão que descobre que o tio (Jack Black) é um mago e precisa impedir um rival maligno (Kyle MacLachlan) de causar o fim do mundo, o longa tem tudo para encantar adultos e crianças. (Caio Coletti)

O Mágico de Oz

Onde ver: Disponível para streaming na Max e Belas à La Carte.

Clássico, revolucionário e um abraço para aqueles que se sentem diferentes, O Mágico de Oz é uma das histórias mais mágicas do cinema. O filme é baseado na obra de Frank L. Baum, acompanhando a sonhadora Dorothy (Judy Garland), que acaba sendo levada para o reino mágico de Oz após um ciclone carregar sua casa através do Kansas. Lá, ela se torna inimiga da Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), e é acolhida pelo trio inesperado formado pelo Espantalho (Ray Bolger), Homem de Lata (Jack Haley) e o Leão Covarde (Bert Lahr). Feito em 1939, foi um dos primeiros a aderir ao Technicolor, dando uma dimensão ainda mais mágica para a história de Dorothy e seus amigos. (Juliana Melguiso)

Oz: Mágico e Poderoso

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Fazer um prequel de O Mágico de Oz era uma perspectiva impossível para qualquer cineasta, e Sam Raimi até é excepcional - mas não faz milagres. Oz: Mágico e Poderoso inevitavelmente decepcionou alguns fãs em 2013, mas merece ser revisto e reavaliado mais de uma década depois. Inventivo com seus efeitos visuais, bem escalado em seus papéis coadjuvantes (Michelle Williams está perfeita!), e dono de um coração tão generoso quanto o do original, com uma mensagem positiva sobre não se cobrar demais (ser bom é mais importante do que ser o melhor), Mágico e Poderoso é um filme despretensioso, encantador e perfeito para curtir em família. (Caio Coletti)

Meu Amigo, o Dragão

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Os adultos cinéfilos devem conhecer David Lowery por produções ousadas como A Lenda do Cavaleiro Verde e Sombras da Vida, mas o estilo contemplativo do cineasta caiu surpreendentemente bem no contexto infantil de Meu Amigo, o Dragão, de longe a melhor adaptação live-action de um clássico da Disney até hoje. Acompanhando a história de um garoto órfão encontrado na floresta com seu único amigo - um dragão peludo e fofíssimo - e acolhido por uma família que inclui Bryce Dallas Howard e Robert Redford, o longa tem delícias visuais e narrativas aos montes para as crianças e os pais. (Caio Coletti)

A Ilha da Imaginação

Onde ver: Disponível para streaming no Telecine.

Jodie Foster entrega uma performance cômica certeira (que novidade!) como a escritora Alexandra Rover em A Ilha da Imaginação, que acompanha a autora enquanto ela tenta superar suas fobias para resgatar Nim (Abigail Breslin), uma jovem fã que mora em uma ilha com o pai cientista, mas se vê em apuros quando ele desaparece. Com cenários lindos e uma bichinhos adoráveis, este longa vai prender os pequenos com seu tom aventuresco, e dar aos pais a oportunidade de ver Foster e Gerard Butler (em papel duplo!) fazendo o que fazem de melhor. (Caio Coletti)

A Incrível Jornada

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Um clássico da Sessão da Tarde que merece ser descoberto por uma nova geração, A Incrível Jornada é talvez o melhor filme do subgênero infantil dos bichinhos falantes. Quando dois cachorros e uma gatinha (todos adoráveis e cheios de personalidade) se perdem de seus donos no meio da floresta, eles precisam enfrentar muita adversidade - com muito bom humor - para voltar para casa. Bem realizado, emocionante e divertido, o longa ainda ganhou uma ótima continuação (também no Disney+) em que os bichinhos ficam perdidos na cidade de San Francisco. (Caio Coletti)

Os Muppets

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Kermit e sua turma são sempre uma ótima companhia, seja nas férias ou não. A versão repaginada de Os Muppets é tão mágica quanto a sua versão de 1979, trazendo novos personagens e canções super divertidas, mas sem abandonar a tradição de tocar a clássica “The Rainbow Connection” – novamente cantada pelo sapo. Além disso, o longa de 2011 apresenta a turma de fantoches de forma lúdica e engraçada para as novas gerações, e promete agradar também aqueles adultos que mantêm viva a criança interior. (Juliana Melguiso)

Os Goonies

Onde ver: Disponível para streaming no Prime Video.

Quer aproveitar as férias com muito mistério e aventura? Então a escolha perfeita para você é Os Goonies, clássico da Sessão da Tarde e também do diretor Richard Donner (responsável por Superman - O Filme). O longa acompanha um grupo de amigos que resolve sair em busca de um tesouro que pode salvar o lugar onde moram. Porém, a busca pelo prêmio não será tão fácil, e eles terão que enfrentar criminosos para chegar onde desejam. E você ainda verá rostos bem conhecidos no elenco, como Sean Astin, Josh Brolin e Ke Huy Quan, quando eram apenas adolescentes! (Juliana Melguiso)

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada

Onde ver: Disponível para streaming no Globoplay e Telecine.

O primeiro fantasma bonzinho do cinema a gente nunca esquece! Gasparzinho é um fantasminha que tenta assombrar uma mansão nos EUA - mas, por ser bonzinho, ele não consegue fazer como deveria. Quando Kat (Christina Ricci) se muda para o local, eles acabam se tornando grandes amigos e entram em muitas confusões. Mais um para a lista de clássicos que as crianças precisam assistir o quanto antes? Com toda a certeza! (Juliana Melguiso)

Pateta: O Filme

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

O primeiro filme solo protagonizado por Pateta é também um dos melhores e mais subestimados títulos da Disney nos anos 1990. O road movie entre o icônico personagem e seu filho, Max, é embalado por uma trilha sonora marcante, muito bom humor e um arco dramático surpreendente. Se você ainda não assistiu, não perca essa chance durante as férias! (André Zuliani)

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.