Fãs voltam a entrar na fila e Harry Potter bate mais um recorde
Fãs voltam a entrar na fila e Harry Potter bate mais um recorde
Londres
voltou a ser palco de filas de pais e filhos à cata do novo Harry Potter,
desta vez, o DVD, que começou a ser vendido por lá no último dia 10.
Esperando superar Titanic em vendas no primeiro dia, cerca de setecentas
lojas abriram suas portas à meia-noite. Numa delas em Londres, mais de 250 pessoas
aguardavam o início do expediente. Tudo parecia confirmar que se realizaria
a expectativa da Warner Home Video em comercializar mais de 2,5 milhões
de unidades na primeira semana. O resultado surpreendeu a todos. Harry Potter
e a Pedra Filosofal atingiu a marca recorde de um milhão e duzentas e
cinqüenta mil cópias vendidas em 24 horas. O glorioso naufrágio de James
Cameron havia chegado a um milhão.
É de se esperar que as filas revertam as previsões de desastre que rondaram o bruxinho nas últimas semanas. Com a confirmação de que Harry Potter e a Ordem da Fênix, o quinto livro da série, não tem previsão de lançamento, muitos apressaram-se em garantir que a bolha de sucesso do jovem aluno de Hogwarts havia estourado. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, crianças comentaram que haviam perdido o interesse pelo destino do pequeno feiticeiro e seus amigos. O mais provável, no entanto, é que essas mesmas crianças tenham passado a noite na fila.
Entre declarações da porta-voz de Joanne Rowling, afirmando que nunca houve data prevista para a entrega do livro, e da representante da editora Bloomsbury, jurando que vai publicar o quinto volume no final de 2002, a especulação sobre a demora está seguindo rumos bizarros. Em sua edição de domingo, o The New York Times sugeriu que Rowling decidira mudar a trama após o impacto dos atentados de 11 de setembro. Nada poderia ser mais improvável. Nos quatro livros já publicados, jamais houve menção a quaisquer acontecimentos reais em evidência nos noticiários.
Alguns analistas buscam a explicação no vil metal. Segundo eles, os acionistas da editora salivaram demais enquanto viam seus papeis na bolsa aumentarem de valor a cada volume lançado por ano. Agora, essa turma mal-acostumada está impaciente com a demora. Talvez seja o caso de sugerir a esses discípulos do Tio Patinhas que tomem de suas canetas e tentam escrever uma saga de seis volumes igualmente coerente e bem-alinhavada.
Não faltam rumores sobre a dificuldade de Rowling em lidar com personagens de quinze anos, mais complexas do que as crianças que, até agora, protagonizavam seus livros. Alguém, por acaso, levou em consideração o fato de que a autora, agora casada, esteja reservando algum tempo para conviver com seu marido?
Enquanto não há nada de novo no fronte dos livros, os atores Robbie Coltrane (Hagrid), Richard Harris (Dumbledore), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Rony), presentes no lançamento do DVD na estação King´s Cross de Londres, garantiram que as filmagens de Harry Potter e a câmara secreta transcorrem sem problemas. O segundo filme da série tem estréia marcada para 15 de novembro na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Leia mais sobre HARRY POTTER. Clique aqui.
Compre Harry Potter e a Pedra Filosofal, clicando aqui