Extras são os destaques do DVD de <i>Dia de Treinamento</i>
Extras são os destaques do DVD de <i>Dia de Treinamento</i>
Qualquer
comentário sobre a devastadora atuação de Denzel Washington
em Dia
de Treinamento soaria redundante. Afinal ele foi o segundo
ator negro a ganhar o Oscar de Ator Principal, igualando-se ao feito de Sidney
Poitier (Adivinhe quem vem para jantar - 1967). Na pele de Alonzo, um
detetive corrupto da polícia de Los Angeles, Denzel consegue encantar
o público para que, momentos depois, o faça sentir asco de seu
tão conturbado personagem.
Por falar em personagens, o ator Ethan Hawke consegue superar o estigma de pretenso substituto de River Phoenix e também merece destaque, como o novato policial Jake, que aprende da pior maneira as lições que as ruas têm para ensinar. A sua atuação foi elogiada e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante.
Esses já são motivos de sobra para assistir Dia de Treinamento. Porém, a versão em DVD traz tantos extras - e o melhor de tudo, com legendas em português, caso raro em lançamentos da Warner - que fica difícil resistir. Logo de cara tem um documentário sobre os bastidores do filme. Entrevistas com o diretor Antoine Fuqua, produtores, roteiristas e, obviamente, com o elenco. Uma das curiosidades desses extras são as participações dos rappers Dr. Dre e Snoop Dogg, como um policial e um traficante de crack respectivamente, e da cantora Macy Gray, no papel de uma verdadeira "rainha do gueto", como o próprio Fuqua faz questão de frisar.
Outro ponto alto do disco são as cenas eliminadas. Muitas delas nos fazem lamentar por não figurarem na edição final do filme. Em uma delas é passado um pouco do perfil de Alonzo, dando a entender como ele cruzou a tênue linha entre o combate e a conivência ao crime. Outro destaque seria uma seqüência da antológica cena em que o personagem de Ethan fica à mercê dos traficantes "chicanos". Há um diálogo sensacional entre o policial e o traficante Smiley, interpretado por Cliff Curtis, o que fez o papel de Pablo Escobar em Profissão de Risco.
Passadas as cenas extras, há um final alternativo, mas que não acrescentaria muito à história. Apenas confirmaria que a corrupção também vem dos altos escalões. Para finalizar tem videoclipes dos rappers Nelly e Pharoahe Monch. Só não entendi por que não foi colocado nenhum vídeo do Cypress Hill, já que a música "Rap Superstar" é a trilha de um dos melhores momentos do filme.