O aguardadadíssimo Extermínio: A Evolução (28 Years Later) está agora em cartaz nos cinemas brasileiros, continuando a história de zumbis que começou com o clássico Extermínio (28 Days Later) em 2002. Além disso, A Evolução começa uma trilogia de filmes que já continuará com outro lançamento em 2026. Como o filme termina? E como ele continuará? Saiba tudo abaixo, mas cuidado com spoilers.
Final Explicado de Extermínio: A Evolução
A história de Extermínio: A Evolução acompanha Spike (Alfie Williams) partindo para sua primeira expedição de caça com o pai Jamie (Aaron Taylor-Johnson). Os dois moram na Holy Island, uma ilha isolada do resto do Reino Unido por uma passagem que só pode ser acessada quando a maré está baixa. Depois de passarem a primeira noite lá fora, Spike descobre que seu pai não é honesto sobre tudo, e nunca revelou a existência de Dr. Kelson (Ralph Fiennes), um médico que supostamente enlouqueceu.
Mas e se seu pai estiver mentindo sobre Kelson? É essa pergunta que motiva Spike fugir de Holy Island, dessa vez com a mãe Isla (Jodie Comer). Ela está gravemente doente, mas ninguém sabe o que está a afetando. Chegando onde Kelson está, Spike descobre um local repleto de monumentos construídos com ossos, algo que Kelson diz que serve como um memorial da morte que afeta todo o país.
Apesar dessa excentricidade, o médico continua são e, na verdade, é bem gentil. Mesmo sem o equipamento apropriado, ele consegue diagnosticar um câncer em metástase no corpo de Isla, algo possível devido ao avanço da doença. Ela não tem muito tempo, e escolhe uma morte pacífica com os remédios do médico. Choroso, Spike eventualmente parece entender, e depois que Kelson queima o corpo de sua mãe, o menino leva o crânio dela ao topo do monumento mais alto construído pelo médico.
Ralph Fiennes como Dr. Kelson em Extermínio: A Evolução
Depois disso, Spike só volta a Holy Island uma vez: para deixar uma cesta na porta da comunidade. Nela, esta um bebê. A criança nasceu de uma zumbi que cruzou seu caminho, mas não está infectada. Seria ela uma esperança para a cura? Não sabemos ainda. Junto com a recém-nascida, o menino deixa uma carta para o pai, explicando que precisa explorar mais o mundo para conhecê-lo.
Nessa jornada, Spike encontra com Jimmy. Esse personagem aparece, ainda criança, no prólogo do filme. Ele vê seu pai, um pastor, dizer que os zumbis são um sinal do Dia do Julgamento e se entregar à morte. Agora mais velho, ele é vivido por Jack O'Connell com uma peruca loira, acessórios mil e uma roupa esportiva. Não só isso: Jimmy, cujo nome aparece pixado em prédios vistos durante o filme (e pintado em sangue no corpo de um zumbi) está acompanhado de um grupo vestido igual a ele, mas com roupas de outras cores que parecem uma referência a Teletubbies, o programa que ele estava assistindo lá trás quando os infectados entraram em sua casa.
Spike vê o grupo (talvez uma seita?) matar o zumbis como se eles não fossem nada, executando técnicas ultra violentas e deixando alguns vivos em posição de tortura. Jimmy então oferece ser amigo de Spike, que mesmo confuso e relutante, aceita. O filme termina aí.
Quando sai a continuação de Extermínio: A Evolução?
O que virá depois disso? Felizmente, não vamos precisar esperar muito para descobrir. A continuação de A Evolução já tem data. 28 Years Later: The Bone Temple (Extermínio: O Templo de Ossos em tradução livre) estreia em janeiro de 2026 nos cinemas, e será uma sequência direta.
Dirigido por Nia DaCosta, o filme deve envolver os monumentos de ossos de Dr. Kelson, mas ainda não sabemos como o local será explorado. O pouco que foi confirmado sobre a história é que o personagem de Cillian Murphy, que protagonizou o Extermínio original lá trás em 2002, estará de volta como coadjuvante.
Tudo sobre Extermínio: A Evolução
Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, o primeiro Extermínio (em inglês, 28 Days Later), se passa 28 dias depois do começo do apocalípse de zumbis rápidos e letais que derrubou o Reino Unido (mas não o resto do mundo, que fechou as portas para os britânicos). Nele, acompanhamos Jim (Cillian Murphy) acordando após um coma. Uma continuação, Extermínio 2 (28 Weeks Later no original) mostra os acontecimentos 28 semanas depois do início da infecção, mas foi feito sem Boyle e Garland. Em Extermínio: A Evolução, ou 28 Years Later no original, vamos para o vigésimo-oitavo ano deste mundo, que agora se parece com o que você espera de um ambiente pós-apocalíptico.
Os protagonistas de Extermínio: A Evolução são Jamie (Aaron Taylor-Johnson, de Kraven e Nosferatu) e Isla (Jodie Comer, de Killing Eve), que juntos tem um filho de 12 anos chamado Spike (Alfie Williams, de His Dark Materials). Eles vivem na ilha de Lindisfarne, que no filme passa a ser conhecida como Ilha Santa por oferecer um refúgio aos sobreviventes, com leis e segurança instalados para proteger o local. Então, chega o momento de Spike ir com o pai para fora daqueles muros como parte de um ritual de amadurecimento através do qual o garoto precisa conhecer a realidade do mundo ao seu redor.
Completando o elenco do filme está Ralph Fiennes (franquia Harry Potter), que interpreta um médico que sobreviveu ao apocalípse e agora possui ideias intensas.
Extermínio: A Evolução é o começo de uma nova trilogia de filmes da série. Garland escreve os três filmes, e Boyle vai dirigir o primeiro e o último. Nia DaCosta (Candyman) vai comandar o segundo filme, 28 Years Later: The Bone Temple (Extermínio: O Templo dos Ossos, em tradução livre), que chega já em janeiro de 2026 no Reino Unido. Cillian Murphy, protagonista do Extermínio original, vai retornar numa pequena participação em The Bone Temple e terá um papel maior no capítulo final da nova trilogia de Extermínio, que ainda não tem título e que só será feito se A Evolução tiver um bom resultado.
Extermínio: A Evolução está em cartaz no Brasil.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários