Exclusivo: Frank Miller fala ao Omelete sobre The Spirit
Confira os comentários do quadrinista (e agora cineasta) em texto e vídeo
No lançamento do DVD de 300 em San Diego, durante a Comic-Con 2007, o Omelete conseguiu uns minutos do tempo de Frank Miller, que apareceu por lá pra prestigiar o evento.
O papo aconteceu no tapete vermelho, que aconteceu no Petco Park, estádio de baseball da cidade e casa do time San Diego Padres. A Warner Bros alugou o local e exibiu 300 para 10 mil pessoas, projetando-o numa das laterais da arquibancada. Simultaneamente à exibição, uma festa aconteceu dentro do estádio para convidados.
Frank Miller
The Spirit
Ao lado dos nossos parceiros do Collider, conversamos bastante com o quadrinista - e agora cineasta - sobre The Spirit, filme baseado na criação de Will Eisner que ele escreveu e dirigirá.
Confira abaixo a conversa traduzida e o vídeo!
Conte-nos um pouco sobre The Spirit
Frank Miller: Pediram a Will Eisner que inventasse um super-herói. Superman tinha acabado de sair, Batman também, e Will Eisner aparece com um cara vestido de terno. E o editor pergunta: "cadê o colante dele, e a capa?" e Eisner responde "ele não tem, apenas um chapéu... e uma gravata". E finalmente eles o convencem a colocar uma máscara nele. Então o Spirit é um precursor desse tipo de herói... mais Zorro ou O Sombra do que Homem-Aranha. Então, apesar do filme ter bastante computação gráfica e efeitos especiais, o herói tem os pés no chão. A gravidade existe em seu mundo.
Sim, eu gosto muito do trabalho de Will Eisner. Você tem alguma idéia para elenco?
Tenho várias idéias para elenco, mas ainda não posso revelar até que as pessoas assinem na linha pontilhada. Mas Samuel L. Jackson será o Octopus. E várias mulheres lindas e radiantes estão morrendo de vontade de serem as mulheres lindas e radiantes de Spirit. Me parte o coração ter que escolher.
[Nota: Esta entrevista aconteceu poucos dias antes de Miller revelar Gabriel Macht, ator de pouca evidência que já coadjuvou em filmes como Em Má Companhia e O Novato, como o ator principal do filme]
Como as coisas mudaram no filme nas últimas semanas?
Estão caminhando. Estamos definitivamente em pré-produção agora. Estou desenhando feito doido, pois estou fazendo o storyboard do filme todo e mapeando a coisa toda. Aos pouco ele fica cada vez mais real.
Será que veremos esses storyboards na forma de um livro futuramente?
Ah, acho que sim. Estão ficando bem bonitos.
Vocês estão filmando em preto e branco ou...
Estamos filmando da mesma maneira que filmamos Sin City, em cores, e transformando boa parte das filmagens em preto e branco. E depois adicionando cores novamente. E estou planejando algumas novidades em relação ao uso da cor - então não será uma repetição de Sin City.
The Spirit conta a história de um mascarado que todos acreditam estar morto, Denny Colt. Ele tem um mausoléu como base de atividade e combate o crime em Central City usando inteligência e formas criativas de punição.
O vilão, como o próprio Miller comenta, será The Octopus, misterioso bandido de Central City cujo rosto ninguém conhece. Outros personagens já confirmados são Comisário Dolan, Ellen Dolan, Plaster of Paris, Silken Floss, Lorelei Rox e Sand Saref.
As câmeras do diretor de fotografia Bill Pope (Homem-Aranha 3, Matrix) começam a funcionar no dia 7 de outubro e seguirão sem pausa pelos feriados de fim de ano. A Odd Lot Entertainment produz o filme, e a Lionsgate distribuirá. O filme deve estrear em 2009.
Leia mais sobre The Spirit e Will Eisner no excelente artigo O Legado de Will Eisner do Professor Waldomiro Vergueiro.
Veja abaixo uma galeria de fotos do tapete vermelho.