Filmes

Entrevista

Stephanie Beatriz: Encanto faz “coadjuvante engraçada” da Disney virar heroína

Voz de Mirabel na versão em inglês conversou com o Omelete ao lado do colega John Leguizamo

Caio Coletti
25.11.2021
06h00

Mirabel, a protagonista de Encanto, não parece à primeira vista se encaixar muito bem na longa tradição de heroínas da Disney, composta por princesas e guerreiras. Na trama, ela é a única integrante da família Madrigal, soberana de um vilarejo na Colômbia, que não recebeu poderes mágicos durante uma cerimônia da qual todos os parentes participam quando atingem a maturidade.

Esse status de “patinho feio” da família, no entanto, é o próprio trunfo da personagem - e quem diz é Stephanie Beatriz, a Rosa de Brooklyn Nine-Nine, que empresta sua voz a Mirabel. “Acho que ela faz jus ao legado de heroínas da Disney pois é corajosa, indomável, engraçada e não tem medo de enfrentar o que seja para alcançar os seus objetivos. [...] Ela está disposta a se colocar em risco pelo bem de outras pessoas, e pelo sonho dela”, enumera a atriz em conversa com o Omelete.

O que a diferencia, no entanto, é que o sonho que Mirabel persegue durante a história está dentro dela mesma. Colega de elenco de Beatriz no filme, John Leguizamo concorda, mas acrescenta: Eu acho que você é que deu o tom engraçado a ela. Porque nem a Cinderela ou a Bela Adormecida são engraçadas assim”.

Obrigada!”, responde Beatriz. Eu diria que os roteiristas me deram bastante espaço para brincar com a personalidade dela e tudo mais. O estereótipo anterior era de uma princesa com animais ao redor, e um personagem engraçadinho ao lado. A Mirabel é, por si, a personagem engraçadinha, o que foi uma mudança. É algo novo para os padrões de heroínas da Disney”.

No vídeo no topo da página, você confere nossa entrevista completa com Beatriz e Leguizamo, em que os astros ainda falam de representatividade latina em Hollywood, do trabalho de dublagem - especialmente a atriz, que faz uma voz bem diferente daquela que os fãs de Brooklyn Nine-Nine estão acostumados a ouvir -, e de uma curiosa ligação com o Brasil.

Com direção de Jared Bush e Byron Howard, responsáveis por Zootopia, em parceria com Charise Castro-Smith, Encanto já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.