Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Emoji - O Filme é o primeiro longa exibido publicamente na Arábia Saudita em 35 anos

Governo baniu cinemas do país no início dos anos 1980

MC
15.01.2018, às 19H44.
Atualizada em 16.01.2018, ÀS 21H38

A Arábia Saudita voltou a exibir filmes publicamente 35 anos após o governo banir os cinemas no país. No último sábado (13), espectadores se reuniram num salão cultural estatal na capital Jidá, para assistir a uma dobradinha: Emoji - O Filme e, na sequência, As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (via Reuters).

Sony/Divulgação

Omelete Recomenda

"Até agora, não temos infra-estrutura para os cinemas, então estamos tentando aproveitar locais alternativos que tenham um sistema parecido", contou Mamdouh Salim, o organizador do evento.

O primeiro cinema deve ser aberto no país somente em março, mas outros 300 estabelecimentos como esse são planejados até 2030. Ainda assim, o governo mantém a censura prévia dos filmes, para garantir que eles se adéquam aos padrões culturais da Arábia Saudita.

A decisão de banir os cinemas se deu no início dos anos 1980. Segundo o governo na época, estes espaços incentivariam que homens e mulheres convivessem em público. Porém, com o passar dos anos, o interesse em fazer e assistir a filmes cresceu no país.

A trama de Emoji - O Filme se passa dentro da cidade de Textopolis, a terra secreta dos emojis que fica dentro dos smartphones, e acompanha a história de Gene, um emoji com múltiplas expressões que embarca em uma viagem para se tornar um emoji normal. A estreia no Brasil está marcada para 31 de agosto.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.