O filme Emilia Pérez levou apenas dois Oscar, das 13 indicações que recebeu na edição deste ano. Porém, nenhuma das pessoas envolvidas nos agradecimentos mencionou ou reconheceu a comunidade trans.
O fato foi notado por todos que assistiram a transmissão da cerimônia, mas o site Them, especializado na cultura LGBTQIA+, chamou a atenção para o fato.
Clement Ducol e Camille, dupla responsável pela composição das músicas, o diretor Jacques Audiard e a atriz Zoe Saldaña foram ao palco para receber suas estauteas. Em suas palavras de agradecimento, pessoas trans não foram mencionadas.
Saldaña mencionou seu sobrinho trans após aceitar seu prêmio no BAFTA de melhor atriz coadjuvante em fevereiro. Notavelmente, Saldaña não mencionou seu sobrinho no palco do Oscar e só o fez para a mídia, após aceitar a honra.
O discurso de Saldaña no Oscar foi emocionante, referindo-se a ser filha de pais imigrantes da República Dominicana em um momento de forte sentimento anti-imigrante em todo o país, mas ela não mencionou a comunidade trans, que também sofre represálias do atual governo norte-americano.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
- Oscar 2025 | Onde assistir a Anora, vencedor de Melhor Filme
Emilia Pérez estreou nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro, vale lembrar, após conquistar 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante. O elenco conta com Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramírez.
O filme é um musical sobre um líder de cartel mexicano que, após passar pela cirurgia, decide buscar redenção por seus atos criminosos quando se torna uma mulher trans. O filme esteve envolto em algumas controvérsias, entre elas a má representação de pessoas trans, do México e também por conta de tweets polêmicos publicados pela atriz principal, Karla Sofia Gascón.