Emilia Pérez | TV mexicana comemora derrota no Oscar e vitória do Brasil
Ainda Estou Aqui levou o prêmio de Melhor Filme Internacional concorrendo com Emilia Pérez
Créditos da imagem: Netflix
Emilia Pérez perdeu o Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui, do Brasil, e uma emissora de TV mexicana comemorou ao vivo durante a transmissão do evento.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
- Oscar 2025 | Onde assistir a Anora, vencedor de Melhor Filme
Os apresentadores da TV Azteca se reuniram até mesmo para fazer uma "dancinha de comemoração", quando foi anunciada a vitória de Ainda Estou Aqui.
Veja o momento, abaixo:
Emilia Pérez foi duramente criticado pelo público mexicana em geral, por supostamente trazer uma representação estereotipada do país, entre outras problemáticas. Vale lembrar que o filme é francês e não traz nenhum nome de destaque no elenco, entre atores e atrizes mexicanas. Sua principal estrela, Karla Sofía Gascón, é espanhola. Boa parte do filme é falada em inglês, inclusive.
Além disso, o diretor Jacques Audiard já concedeu declarações polêmicas envolvendo o México, dizendo que o espanhol é um "idioma de pobres e migrantes" e justificando-se pela ausência de atores mexicanos no longa, indicando que não encontrou ninguém a altura para a sua produção.
Emilia Pérez estreou nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro, vale lembrar, após conquistar 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante. O elenco conta com Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramírez.
O filme é um musical sobre um líder de cartel mexicano trans que, após passar pela cirurgia, decide buscar redenção por seus atos criminosos. O filme esteve envolto em algumas controvérsias, entre elas a má representação de pessoas trans, do México e também por conta de tweets polêmicos publicados pela atriz principal, Karla Sofia Gascón.