Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

El Eternauta: Clássicos sci-fi dos quadrinhos argentinos vai virar filme

Quem dirigirá é nada menos do que a cineasta mais cultuada do país no momento, Lucrecia Martel

ÉA
16.05.2008, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H36

El Eternauta, um dos clássicos dos quadrinhos argentinos, criado por Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López, vai finalmente para o cinema. E está nas mãos da diretora mais celebrada da Argentina, Lucrecia Martel (O Pântano, A Menina Santa).

Omelete Recomenda

Eternauta

None

"Estou trabalhando na adaptação para o cinema de El Eternauta. Propuseram-me e aceitei", disse Martel, lacônica, à agência France Presse, às portas do lançamento de seu terceiro longa-metragem, La Mujer Sin Cabeza, no Festival de Cannes. Ela já ganhou prêmios nos festivais de Berlin, Havana, Sundance e São Paulo, além de ter sido indicada à Palma de Ouro em Cannes - à qual concorre mais uma vez.

A HQ sci-fi começa com uma invasão alienígena à Terra, que mata quase toda a cidade de Buenos Aires. Juan Salvo e seus amigos conseguem proteger-se e lutam contra os invasores. Mas a história só começa mesmo quando eles conseguem tomar uma das naves alien e acidentalmente acionam um mecanismo de viagem temporal - deixando-os perdidos por diferentes continuums temporais, um buscando o outro.

Criado para a revista Hora Cero em 1957, o personagem teve várias fases. Na década de 70, virou inclusive um canal de crítica política - seu criador, Oesterheld, era perseguido pelo regime militar argentino, escrevia as HQs escondido e acabou "desaparecido" pela polícia em 1977. Outros autores assumiram o personagem, publicando novas histórias até 2003.

A adaptação para o cinema está em discussão há alguns anos, sob supervisão da esposa de Oesterheld, Elsa. Desta vez, deve sair do papel. E vamos ver o que Martel, cronista de mão cheia e habituada ao cinema de arte, faz com o cinema de gênero.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.