Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Edward Norton produz documentário sobre Barack Obama

Ator diz que já tem centenas de horas coletadas sobre campanha do senador à presidência dos EUA

MH
13.03.2008, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H34

O Partido Democrata dos EUA ainda não escolheu entre Hillary Clinton e Barack Obama para concorrer à presidência dos EUA em 4 de novembro, mas já tem gente se adiantando. O ator Edward Norton vai produzir um documentário sobre a histórica campanha de Obama para tentar se tornar o primeiro presidente negro do país.

Amy Rice e Alicia Sams dirigem o filme, ainda sem título. Elas começaram a rodar cenas do senador mesmo antes de seu anúncio de que se candidataria à indicação do partido. Um dos produtores do filme, Ari Emanuel, da agência de representação Endeavor, é conhecido por ter viabilizado o lançamento comercial maciço dos documentários de Michael Moore, além de ser adepto declarado de Obama.

Omelete Recomenda

obama

None
Barack Obama

Junto com seu irmão, o deputado democrata Rahm Emanuel (congressiata por Illinois, mesmo estado de Obama), Ari organiza encontros e eventos em Hollywood para levantar fundos à campanha do candidato. Até um personagem de ficção já foi criado em homenagem a Ari - o agente vivido por Jeremy Piven na telessérie Entourage. Norton, por sua vez, é agenciado pela Endeavor há anos e também doa dinheiro para a campanha de Obama - que, ademais, é a que mais arrecada fundos via doações na corrida presidencial dos EUA.

Pedir imparcialidade do documentário, num cenário assim, seria ingenuidade? Norton diz ao Daily Variety que sua intenção não será glorificar Obama, mas apontar como sua presença serve para inspirar uma geração desiludida. "Na época em que vimos um discurso de Obama na convenção democrata em 2004, ele era só o novo senador por Illinois. Ninguém dizia 'vou ajudar esse cara a ser presidente'. Foi mais uma vibração, ver alguém da nossa geração nos representando de forma única, de um jeito que me lembrou meu pai falando sobre o primeiro discurso de Kennedy como presidente", disse Norton.

A produção do filme teve acesso, com permissão de Obama, a acompanhá-lo na sua viagem à África em 2006. As câmeras têm rodado desde então e interromperão quando a campanha de Obama acabar - seja na hora de saber se ele ou Hillary ficará com a indicação do partido, seja no pleito de novembro. Norton diz que o material já chega a centenas de horas filmadas.

O filme estréia em 2009.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.