E O Vento Levou

Créditos da imagem: Metro-Goldwyn-Mayer/Divulgação

Filmes

Notícia

...E O Vento Levou é retirado da HBO Max por conteúdo racista

Filme será relançado com conteúdo que discute o contexto histórico

Julia Sabbaga
10.06.2020
10h07

...E O Vento Levou, clássico de 1939 do cinema americano, foi retirado temporariamente da plataforma de streaming HBO Max por seu conteúdo racista. Segundo um porta-voz da empresa, o filme será disponibilizado novamente em breve, mas junto com uma discussão de seu contexto histórico. 

"...E O Vento Levou é um produto de seu tempo e retrata alguns dos preconceitos etnicos e raciais que, infelizmente, se tornaram lugar-comum na sociedade americana. Estes retratos racistas eram errados no passado e continuam errados hoje, e sentimos que deixar o filme sem explicação ou denúncia destas representações seria irresponsável", informou uma declaração oficial da plataforma. 

O depoimento continua: "Estas representações vão no caminho contrário dos valores da WarnerMedia, então quando o filme retornar à HBO Max, voltará com uma discussão de seu contexto histórico e uma discriminação destes retratos, mas será apresentado como foi criado originalmente, porque fazer o contrário seria negar que estes preconceitos existiram. Se vamos criar um futuro mais justo, igualitário e inclusivo, primeiro precisamos reconhecer e admitir nossa história". 

Vencedor de oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Victor Fleming), Melhor Atriz (Vivien Leigh) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), ...E O Vento Levou é baseado no livro de Margaret Mitchell e conta a história de uma rica garota do sul, Scarlett O'Hara, durante o tempo da Guerra Civil Americana. 

Na última segunda-feira, o diretor vencedor do Oscar John Ridley (12 Anos de Escravidão) pediu pela remoção do filme da plataforma, denunciando a produção: "Quando o filme não está ignorando os horrores da escravidão, ele pausa apenas para perpetuar alguns dos estereótipos mais dolorosos de pessoas não-brancas".