E O Vento Levou

Créditos da imagem: MGM/Divulgação

Filmes

Notícia

...E O Vento Levou retorna à HBO Max com nova introdução

Especialista Jacqueline Stewart explica os problemas do longa

Julia Sabbaga
25.06.2020
12h34

...E O Vento Levou, clássico de 1939 do cinema americano, foi novamente disponibilizado na plataforma de streaming HBO Max após sua retirada temporária por conteúdo racista. Agora, a produção ganhou uma introdução feita pela apresentadora Jacqueline Stewart, que explica os retratos problemáticos do filme [via NPR]:

"Oitenta anos após o seu lançamento original, ...E O Vento Levou é um filme de significado cultural inegável. Não apenas é uma prova das práticas racistas do passado de Hollywood mas também uma obra resistente de cultura popular que fala diretamente sobre as desigualdades raciais que permanecem na mídia e na sociedade até hoje".

Stewart ainda chama atenção especificamente para o retrato dos escravos no longa, dizendo que o filme "mostra um mundo de graciosidade e beleza, sem reconhecer as brutalidades do sistema escravista em que o mundo de hoje é baseado".

...E O Vento Levou também retornou à plataforma com dois vídeos que o acompanham; um deles discute o legado controverso do longa e outro é dedicado à história de Hattie McDaniel, atriz que interpreta a personagem Mammy e mulher que se tornou a primeira negra a ganhar o Oscar.  

O clássico havia sido retirado do catálogo da plataforma no início do mês, após o diretor vencedor do Oscar John Ridley (12 Anos de Escravidão) ter denunciado os retratos racistas da produção. 

Vencedor de oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Victor Fleming), Melhor Atriz (Vivien Leigh) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), ...E O Vento Levou é baseado no livro de Margaret Mitchell e conta a história de uma rica garota do sul, Scarlett O'Hara, durante o tempo da Guerra Civil Americana.