Filmes

Artigo

DVD: <i>Interstella 5555</i>

DVD: <i>Interstella 5555</i>

Pedro Hunter
15.12.2003
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h15
Atualizada em 21.09.2014 às 13h15

Interstella 5555
Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem
- Japão, 2003
Animação/musical - 68 min.

Direção: Kazuhisa Takenouchi
Roteiro: Thomas Bangalter, Guy-Manuel De Homem-Christo, Cédric Hervet

O grupo de música eletrônica francês Daft Punk queria fazer algo diferente para os clipes de seu novo CD Discovery.

Fã na infância do desenho animado Albator (mais conhecido por aqui como Capitão Harlock), a dupla resolveu contratar o criador da série, o artista de mangá japonês Leiji Matsumoto, para fazer os clipes no melhor estilo anime. Os primeiros quatro vídeos foram exibidos nas televisões do mundo inteiro com bastante sucesso e agora o público vai poder assistir ao resultado, o impressionante longa de animação Interstella 5555, que acaba de chegar ao Brasil em DVD pela EMI Music.

O formato da produção é absolutamente revolucionário. Cada música do disco tem o seu clipe, contando uma pequeno episódio autocontido que é parte da trama principal composta por todos os desenhos (que foram encadeados para fazer este longa). Ainda mais impressionante é que toda a história (que é longa e elaborada) é contada sem um único diálogo, em um ritmo que acompanha as músicas, com ação nas mais velozes, drama nas mais lentas, etc. Mesmo assim, consegue ser cativante e perfeitamente compreensível!

A história em si é uma paródia da indústria musical. Uma banda alienígena é raptada por um empresário de música inescrupuloso, que pretende transformá-la no hit do momento na Terra. Todavia, ele não conta com a chegada de um herói espacial para resgatá-los.

Os fãs das animações de Matsumoto (criador do clássico Patrulha Estelar) vão se deliciar com estilo anos 70 dos visuais e o clima de ficção científica clássica da produção, marcas registradas do artista. A animação em si é boa mas bastante comum e o filme todo foi feito em proporções de tela de TV, limitação técnica que não compromete o resultado final.

Em suma, quem espera um novo Chihiro ou Jin-Roh vai se decepcionar. O grande mérito de Interstella 5555 está em transformar um produto musical em uma obra audiovisual completa. Pensem nele como uma versão anime de O submarino amarelo... o que, por si só, já vale uma conferida.

Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, dirigido por Kazuhisa Takenouchi & Daisuke Nishio, foi filmado em 35mm e tem 67 minutos de duração com som dolby surround. O roteiro da produção é de Thomas Bangalter, Cédric Hervet, Guy-Manuel de Homem-Christo e a animação foi realizada por Katsumi Tamegai & Keiichi Ichikawa, sob a supervisão de Leiji Matsumoto. A música é do Daft Punk, com Romanthony, Todd Edwards e DJ Sneak.

EXTRAS: Menu Interativo. Seleção de Cenas. Ficha dos Personagens. Jogos Interativos. Karaoke. Trailer. Biografia (Daft Punk). Biografia (Leiji Matsumoto). Bônus escondido.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.