Filmes

Artigo

DVD: Carnivàle

DVD: Carnivàle

André Sirangelo
26.10.2005
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h19
Atualizada em 21.09.2014 às 13h19
Carnivàle - 6 discos
1a. temporada completa
5 ovos!

Um homem com cara de negociador de arte, no alto de seus 40 e poucos anos, encara o grupo de executivos de uma rede de TV americana. Então..., ele começa, O que eu tenho para vocês é uma série sobre aberrações de circo em meio a uma batalha do bem contra o mal, ambientada na década de 30, contada a passos de cágado e cheia de simbologias e excentricidades. Vai lhes custar 4 milhões de dólares por episódio, 48 milhões por temporada. Onde eu assino?.

Fosse essa rede qualquer outra que não a HBO, Daniel Knauf, a mente por trás de Carnivàle, certamente teria sido enxotado. Só que o resultado desta cena (imaginária, é claro, mas que pode não ter sido tão diferente) foi um voto de confiança que gerou um marco na história recente da TV, cuja primeira temporada acaba de ser disponibilizada em DVD no Brasil.

Descrita pelo criador como um encontro entre As Vinhas da Ira e Twin Peaks, Carnivàle é ambientada durante a Grande Depressão, quando o sul dos EUA enfrenta um fenômeno que ficou conhecido como Dust Bowl -  furiosas tempestades de areia que varrem cidades inteiras, aniquilando a agricultura e deixando milhares de desabrigados.

Em meio à paisagem árida, uma espécie de parque de diversões itinerante abriga o fugitivo Ben Hawkins (Nick Stahl, de Sin City), um jovem que esconde poderes sobrenaturais. Ao mesmo tempo em que é acolhido por membros da trupe, como o anão Samson (Michael J. Anderson, de Twin Peaks), a cartomante Sofie (Clea DuVall, 21 Gramas) e a encantadora de serpentes Ruthie (Adrienne Barbeau, Fuga de Nova York), Ben aos poucos percebe que sua chegada pode não ter sido obra do mero acaso. Atraído para um perigoso jogo psíquico pelo vidente Lodz (Patrick Bauchau, O quarto do pânico), ele descobre fatos desconcertantes sobre seu passado e o das pessoas à sua volta, e se vê como uma peça-chave em uma trama arquitetada pela misteriosa figura sem nome que gerencia o circo.

Paralelamente, vemos a trajetória de Justin Crowe (Clancy Brown, Highlander), um sacerdote com a ambição de erguer um templo para oferecer conforto espiritual aos refugiados do Dust Bowl, que chegam à Califórnia aos milhares. Mas ele também se vê atormentado por habilidades anti-naturais que insistem em se manifestar através de sonhos e visões e, enquanto Ben descobre possuir o dom da cura, os poderes de Justin aos poucos se revelam muito mais perturbadores.

Na medida em que um encontro entre os dois vai se tornando algo inevitável, a história se aprofunda em temas como alienação, manipulação, fé e magia numa era pré-atômica, onde é possível sentir no ar e na poeira uma atmosfera de intensas mudanças históricas.

Apesar de algumas vezes prejudicada pelo ritmo lento, Carnivàle tece ao longo de suas diversas camadas, com sofisticação narrativa e estética quase inacreditável para os padrões atuais da TV, uma mitologia única, povoada por personagens que certamente ficarão na memória de quem se deixar fisgar.

O fato de a maioria deles serem pessoas com anomalias é algo que se sobressai. É curioso notar que, após algum tempo, não há estranhamento nenhum frente ao desfile de mulheres barbadas, anões de bengala ou gêmeas siamesas na tela. Da mesma forma, Carnivàle implora por uma chance de ser compreendida como produto de entretenimento, e isso pode levar algum tempo para o espectador acostumado às histórias mastigadas que as produções da TV aberta norte-americana oferecem.

Quando acontece, no entanto, é como no diálogo mais marcante do primeiro episódio, quando Sofie relata para Ben a mágica de trabalhar na caravana.

As pessas nessas cidades estão dormindo... Nós as acordamos.

Por duas temporadas, Daniel Knauf e a audaciosa HBO ofereceram o mesmo efeito para aqueles que duvidavam que uma série de TV pudesse alcançar o status de grande arte.

Informações adicionais

O box com a primeira temporada completa de Carnivàle compila os 13 primeiros episódios da série em 6 discos, e está disponível em DVD pela Warner.

Carnivàle é uma produção da Home Box Office (HBO) criada por Daniel Knauf. Estrelada por Nick Stahl, Clancy Brown, Amy Madigan, Clea DuVall, Michael J. Anderson, Adrienne Barbeau, Patrick Bauchau, Tim DeKay, Toby Huss, Cynthia Ettinger, Carla Gallo e John Savage.

Extras: Menu interativo, seleção de cenas; Formato de tela: Widescreen anamórfico; Áudio: inglês; Legendas: Inglês, Português, Coreano, Chinês, Bahasa-Indonésio. Duração: 633 min.