O drama histórico Dois Papas, que conta a história do Papa Francisco, foi um dos principais destaques do cinema em 2019, chegando a ser indicado a diversas premiações. No Brasil, o filme está em alta novamente em virtude do sucesso de Conclave. Mas, afinal, como é o filme? Vem com a gente que o Omelete te conta tudo!
Qual a história do filme?
O enredo acompanha diversos encontros entre o Papa Bento VXI e o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que viria a se tornar o Papa Francisco. A trama, adaptada em roteiro de Anthony McCarten, conta a história real das discussões entre as duas figuras históricas, dando ênfase aos debates sociais do século XXI e como a igreja poderia participar deles.
Comandado pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus), o longa tem também suas próprias histórias, como a conversa entre Bento XVI e Francisco sobre a renúncia do pontífice, evento que não aconteceu na vida real.
Quem interpretou o Papa Francisco?
No drama, Francisco é vivido pelo ator britânico Jonathan Pryce. O ator também tem a carreira marcada por Game of Thrones, Brazil: O Filme (1985) e 007: O Amanhã Nunca Morre (1997).
Já o papel de Bento XVI ficou com o lendário Anthony Hopkins (Silêncio dos Inocentes).
O filme foi indicado ao Oscar?
Sim! Assim como Conclave, o filme de Fernando Meirelles também marcou presença nas temporadas de premiações. Além de quatro indicações ao Globo de Ouro, Dois Papas foi indicado a três Oscar, sendo eles Melhor Ator (Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Hopkins) e Melhor Roteiro Adaptado (McCarten).
O filme, entretanto, saiu de mãos vazias.
Onde assistir à Dois Papas?
O filme é uma produção original da Netflix, e segue disponível no catálogo do streaming.