Disney e Universal processam Midjourney em 1ª grande ação de Hollywood contra IA
Caso pode abrir grande precedente judicial para caso envolvendo IAs e propriedade intelectual
Demorou, mas enfim, o uso de Inteligência Artificial gerou um grande processo em Hollywood. Os estúdios Disney e Universal, dois dos maiores do mundo, estão processando o Midjourney por direitos autorais.
A ação marca o primeiro grande processo em Hollywood envolvendo IAs. A preocupação de estúdios, produtores, diretores e, principalmente, atores, tem crescido ao longo dos últimos anos. No processo, aberto na Califórnia, o Midjourney é acusado de infringir direitos autorais direta e indiretamente, usando a propriedade intelectual dos estúdios para treinar seu modelo, além de exibir imagens geradas por IA a partir de conteúdo dos estúdios.
A Disney e a Universal afirmam ainda terem procurado o Midjourney para resolver a questão sem precisar judicializar mas, diferentemente de outras plataformas de IA generativa que, segundo elas, concordaram em implementar medidas para impedir o roubo de sua propriedade intelectual, a Midjourney não levou o assunto a sério (via Axios).
Enquanto isso, o Midjourney "continuou a lançar novas versões do seu Serviço de Imagens, que, segundo o fundador e CEO da Midjourney, apresentam imagens infratoras de qualidade ainda maior", diz um trecho do processo. O Midjourney "está focado em seus próprios resultados financeiros e ignorou as demandas dos Autores", conclui.
O processo será observado de perto por todos os grandes players do mercado americano, visto que sua conclusão será usada como referência para potenciais novos processos. Fique ligado no Omelete para mais novidades!
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários