Ilustração do artista Ryan Smallman

Créditos da imagem: Ryan Smallman/Omelete/Reprodução

Filmes

Artigo

É hoje! Entenda por que o Dia do Orgulho Nerd é celebrado em 25 de maio

Data comemora legado de Douglas Adams e a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança

Mariana Canhisares
25.05.2020
10h00
Atualizada em
22.05.2020
11h41
Atualizada em 22.05.2020 às 11h41

O dia 25 de maio é popularmente conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, mas você sabe o por quê? Nesta data celebram-se dois grandes símbolos da nerdice: o legado do escritor Douglas Adams e o início da jornada de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Em 2001, duas semanas após a morte do autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, os fãs de Adams decidiram fazer uma divertida homenagem. Enaltecendo um dos elementos mais icônicos da chamada trilogia de cinco livros, eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha. Desde então, anualmente os fãs saem de suas casas exibindo uma toalha, item que se provou essencial para escapar das mais variadas situações na série de ficção científica.

Justamente neste mesmo dia, mas em 1977, estreava nos cinemas a aventura espacial idealizada por George Lucas, que acompanhava a jornada de um jovem sonhador até se tornar um grande Jedi. Com a ajuda de uma princesa, um caçador de recompensas, droides com personalidades únicas e um Wookie, ele descobriria mais sobre sua própria origem e derrotaria o temido regime autoritário do Império. Não é preciso dizer que Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, ganhando novos filmes, séries de TV, livros, games e quadrinhos desde então.

Por isso, nerds de todas as idades aproveitam a ocasião para homenagear as obras que marcaram suas vidas, seja Star Wars, Guia do Mochileiro das Galáxias ou tantos universos fantásticos que descobrimos nas telas ou nas páginas.

Não à toa, essa data não poderia passar em branco aqui no Omelete. A partir das 16h, você poderá acompanhar a nossa SuperLiveNerd. Com mais de 40 convidados especiais, vamos falar de Star Wars, Marvel, DC, Harry Potter, animes, quadrinhos, videogames e muito mais ao longo de 6 horas de programação. Porém, mais do que celebrar o nosso orgulho de ser nerd, esta é uma iniciativa para ajudar quem mais precisa nesse período de pandemia.

Durante toda a live, vamos arrecadar doações para a Gerando Falcões, uma ONG que atua enviando cestas básicas para mais de 300 comunidades carentes em todo o país. Então, não deixe de contribuir e participar da nossa celebração! Acompanhe abaixo: