Filmes

Artigo

Dia do Orgulho Nerd | Entenda por que é celebrado hoje, 25 de maio

Data comemora legado de Douglas Adams e a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança

Mariana Canhisares
25.05.2021
07h59
Atualizada em
25.05.2021
16h24
Atualizada em 25.05.2021 às 16h24

O dia 25 de maio é popularmente conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, mas você sabe o por quê? Nesta data celebram-se dois grandes símbolos da nerdice: o legado do escritor Douglas Adams e o início da jornada de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Em 2001, duas semanas após a morte do autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, os fãs de Adams decidiram fazer uma divertida homenagem. Enaltecendo um dos elementos mais icônicos da chamada trilogia de cinco livros, eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha. Desde então, anualmente os fãs saem de suas casas exibindo uma toalha, item que se provou essencial para escapar das mais variadas situações na série de ficção científica.

Justamente neste mesmo dia, mas em 1977, estreava nos cinemas a aventura espacial idealizada por George Lucas, que acompanhava a jornada de um jovem sonhador até se tornar um grande Jedi. Com a ajuda de uma princesa, um caçador de recompensas, droides com personalidades únicas e um Wookie, ele descobriria mais sobre sua própria origem e derrotaria o temido regime autoritário do Império. Não é preciso dizer que Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, ganhando novos filmes, séries de TV, livros, games e quadrinhos desde então.

Por isso, nerds de todas as idades aproveitam a ocasião para homenagear as obras que marcaram suas vidas, seja Star WarsGuia do Mochileiro das Galáxias ou tantos universos fantásticos que descobrimos nas telas ou nas páginas.

E essa data não poderia passar em branco aqui no Omelete. Em parceria com a Sadia, o Omelete vai promover uma live especial que vai ao ar em seu canal YouTube, a partir das 18h.

Quem comanda a atração são os apresentadores Marcelo ForlaniMarcelo HesselCarol CostaAffonso SolanoMoo e Jack, com a participação dos apresentadores do The EnemyPedro Henrique (PH) e Diego. A Tribo mais importante da internet também estará presente, na figura do streamer Alexandre Gaules, além dos autores do primeiro selo de quadrinhos do Omeletea BruttalRaoni MarqsYuri Moraes e Marília Mafé. O público não vai ficar de fora e poderá interagir com a live por meio das redes sociais e da Fancam. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.