Dia do Orgulho Nerd | Entenda por que ele é celebrado em 25 de maio

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Artigo

Dia do Orgulho Nerd | Entenda por que ele é celebrado em 25 de maio

Data comemora legado de Douglas Adams e a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança

Omelete
2 min de leitura
Mariana Canhisares
25.05.2022, às 04H01

O dia 25 de maio é popularmente conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, mas você sabe o por quê? Nesta data celebram-se dois grandes símbolos da nerdice: o legado do escritor Douglas Adams e o início da jornada de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Em 2001, duas semanas após a morte do autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, os fãs de Adams decidiram fazer uma divertida homenagem. Enaltecendo um dos elementos mais icônicos da chamada trilogia de cinco livros, eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha. Desde então, anualmente os fãs saem de suas casas exibindo uma toalha, item que se provou essencial para escapar das mais variadas situações na série de ficção científica.

Justamente neste mesmo dia, mas em 1977, estreava nos cinemas a aventura espacial idealizada por George Lucas, que acompanhava a jornada de um jovem sonhador até se tornar um grande Jedi. Com a ajuda de uma princesa, um caçador de recompensas, droides com personalidades únicas e um Wookie, ele descobriria mais sobre sua própria origem e derrotaria o temido regime autoritário do Império. Não é preciso dizer que Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, ganhando novos filmes, séries de TV, livros, games e quadrinhos desde então.

Por isso, nerds de todas as idades aproveitam a ocasião para homenagear as obras que marcaram suas vidas, seja Star WarsGuia do Mochileiro das Galáxias ou tantos universos fantásticos que descobrimos nas telas ou nas páginas.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.