10 mentirosos inesquecíveis do cinema

Filmes

Lista

10 mentirosos inesquecíveis do cinema

No dia da mentira, relembramos alguns personagens que basearam suas histórias em falsidades - mas cuidado com spoilers!

01.04.2020, às 11H53.

Se tem coisa que não falta no mundo do cinema são mentirosos deslavados. Desde contos clássicos, passando por comédias românticas e filmes de terror, personagens dissimulados que enganam a todos estão por todas as épocas e gêneros. Por isso, neste dia da mentira, vamos relembrar alguns destes fingidores inesquecíveis das telonas, passando por figuras que são até baseados em mentirosos da vida real. 

Confira abaixo a nossa lista de 10 mentirosos inesquecíveis do cinema, mas vale lembrar que como muitos deles são desmascarados apenas no final, a lista abaixo contém alguns spoilers sobre seus respectivos filmes:

Fletcher Reede, de O Mentiroso

Não há como fazer uma lista do dia da mentira sem lembrar do personagem de Jim Carrey em O Mentiroso, então a nossa seleção começa já tirando isso da frente. O filme de 1997 traz o ator no papel de Fletcher Reede, um advogado mentiroso compulsivo, que não apenas usa mentiras para ganhar casos no tribunal como também mente para seu filho e ex-mulher repetidas vezes. Um representante inesquecível no dia da mentira, O Mentiroso mostra o que acontece com Fletcher quando ele é impossibilitado de mentir por causa de um desejo mágico de seu filho. 

A família inteira de Parasita

O vencedor do Oscar de 2020, Parasita reúne uma família inteira dissimulada, que pelo seu plano perfeito já entrou para o hall de melhores mentiroros do cinema. No filme de Bong Joon-Ho, a família formada por Ki-taek (Kang-ho Song), Chung-sook (Hye-jin Jang), Ki-jung (So-dam Park) e Ki-woo (Woo-sik Choi) invade a casa da família Park aos poucos, fingindo ser especialistas em áreas diferentes. Além disso, toda a gradual demissão dos funcionários antigos da família Park se baseou em mentiras deslavadas.

Amy Dunn, de Garota Exemplar (cuidado com spoilers)

Quando se fala de mulheres sociopatas, o cinema tem alguns exemplos que vem à mente, mas um dos maiores é certamente Amy Dunn. A personagem de Rosamund Pike em Garota Exemplar, filme de David Fincher de 2014, arquiteta um plano genial para culpar seu marido por seu desaparecimento e suposto assassinato, e não para por aí, criando um plano maquiavélico para o futuro mesmo após o reencontro com o ex.

Frank Abagnale, de Prenda-Me Se For Capaz

No filme de Steven Spielberg de 2002, Leonardo DiCaprio deu vida a um personagem baseado na vida real, Frank Abagnale. Conhecido como um golpista profissional, Frank se passou por um piloto de avião, um médico e um advogado, sem nenhuma especialização e sustentado principalmente por sua habilidade de mentir e forjar documentos.

Aladdin, de Aladdin

A história da Disney certamente é lembrada por sua mensagem de que o que está por dentro é o que importa, e ficou na história pelo carisma de personagens lendários da Casa do Mickey. Mas o próprio protagonista de Aladdin não poderia ficar de fora da lista de mentirosos, tendo se passado pelo Príncipe Ali para conseguir se aproximar da princesa Jasmine. Aladdin teve oportunidades de abrir o jogo, mas ele insistiu em manter a máscara por um tempo considerável, se tornando um dos maiores dissimulados entre príncipes da Disney. 

Olive Penderghast, de A Mentira

A comédia romântica de 2010, A Mentira trouxe Emma Stone como Olive Penderghast, uma garota super bem-intencionada, mas que se encrenca por basicamente começar um esquema de mentiras na escola. Na trama, a garota aceita vale-presentes em troca da mentira de que fez sexo com diversos caras da escola, aumentando sua reputação e dando fama para diversos estudantes. O plano pode não ter dado muito certo, mas Olive entra na lista pela quantidade de mentiras que acumulou em um só filme.

Patrick Verona, de 10 Coisas que eu Odeio em Você

Falando em comédias românticas, quem poderia esquecer do esquema clássico de 10 Coisas que eu Odeio em Você? Baseado na história de Shakespeare A Megera Domada, a premissa do filme envolve um acordo entre alguns garotos da escola, que pagam e convencem o rebelde Patrick (Heath Ledger) a conquistar Kat (Julia Stiles), irmã mais velha da garota mais popular da escola. Claro que os dois se apaixonam e a mentira acaba colocando o relacionamento em risco. 

Lee Israel, de Poderia me Perdoar?

Assim como Prenda-Me Se For Capaz, o filme de 2018, Poderia Me Perdoar? também é uma história real, baseada na vida de uma forjadora de cartas que também entra na lista de grandes mentirosos. O filme conta a história de Lee Israel, interpretada por Melissa McCarthy, uma escritora que enriquece ao vender cartas falsificadas de autores famosos da história.

Esther, de A Orfã (cuidado com spoilers)

O gênero do terror coleciona mentirosos e dissimulados, principalmente quando falamos de serial killers. Um dos maiores casos talvez seja Esther (Isabelle Fuhrman), do filme A Orfã, de 2009. No longa, um casal adota a pequena Esther como sua filha, mas suas ações maléficas lentamente mostram aos seus pais que a criança não é o que parece. Com uma revelação surpreendente no final, A Orfã entra na lista pela ambição doida de sua protagonista.

A Vila inteira de A Vila (cuidado com spoilers)

Por falar em reviravoltas finais, A Vila, de M. Night Shyamalan, também não poderia ficar de fora da lista de grandes mentiras do cinema. O filme se sustentou na divulgação da história de uma vila assombrada por criaturas bizarras, mas para quem viu, sabe muito bem que basicamente todos os personagens principais são mentirosos. Com um twist inesquecível, é revelado que os fundadores da comunidade inventaram a lenda das criaturas e assombram a própria Vila, justificando seu isolamento.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.