Filmes

Artigo

Desenhos Desanimados do Capitão América em DVD

Desenhos Desanimados do Capitão América em DVD

José Aguiar
22.12.2003
01h00
Atualizada em
21.09.2014
13h15
Atualizada em 21.09.2014 às 13h15

Esta é para os nostálgicos de plantão.

Acaba de chegar às bancas, encartado na revista DVD world infantil 16, um disco com três aventuras desanimadas do Sentinela da Liberdade.

Por que desanimadas? Porque esses desenhos, hoje cultuados entre os admiradores do trash, tinham um custo de produção aviltante, o que não permitia grandes arroubos de animação. Para se ter idéia, as imagens eram extraídas diretamente dos gibis da época (1966), conservando intactas não só as onomatopéias que pipocavam na tela, mas também os traços de ilustradores como o lendário Jack Kirby e George Tuska.

Ao lado dos Vingadores Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro, nestes desenhos, o Capitão América enfrenta as ameaças do Mandarim, do Espadachim, do Super-Adaptóide (no melhor episódio do disco) e, como bom representante da política intervencionista americana, de um ditador oriental chamado Comissário.

Infelizmente, a cópia parece ter sido digitalizada a partir de uma fita VHS, lançada nos distantes anos 80. Isso significa imagem turva, suja e aquém do esperado por quem desembolsa R$19,90 para matar as saudades.

Outro item que faz falta é a abertura, eliminada em todos os capítulos. Desta forma, a música-tema (em inglês) restringe-se apenas ao menu. Em todo caso, na falta de opção, o programa compensa todas essas deficiências. Resta esperar, então, que, caso haja novos lançamentos, o próximo DVD tenha melhor tratamento. Os colecionadores agradecem.

Leia mais:
Lembra desse? Desenhos desanimados da Marvel - guia de episódios
Lembra desse? Desenhos desanimados da Marvel - músicas
Lembra desse? Desenhos desanimados da Marvel