Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Da frigideira: As Crônicas de Narnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Da frigideira: As Crônicas de Narnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

MF
29.11.2005, às 00H00.
Atualizada em 05.12.2016, ÀS 20H00

As crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa

The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
EUA, 2005
Fantasia - 125 min

Direção: Andrew Adamson
Roteiro:
Ann Peacock, Andrew Adamson, Christopher Markus, Stephen McFeely

Elenco: Georgie Henley, William Moseley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Tilda Swinton, Rupert Everett, Liam Neeson, Sophie Winkleman, Ray Winstone, Dawn French, James McAvoy, Shane Rangi, Patrick Kake, Elizabeth Hawthorne

Acabamos de sair da exibição para a imprensa de As Crônicas de Narnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Como já estávamos falando do filme há muito tempo, nada mais justo do que tecer uns comentários rápidos sobre o que vimos. É apenas um aquecimento para a crítica de verdade, que entra no ar junto com a estréia do filme nos cinemas. A este tipo de texto, costumamos dar o nome de Direto da Frigideira. ;-)

Não dá nem para dizer que estou decepcionado, pois o longa se mostrou apenas aquilo que se esperava dele. As crônicas de Narnia é a tentativa da Disney de entrar no filão das adaptações literárias e assim tirar o atraso que tem em relação a franquias de sucesso como O Senhor dos Anéis e Harry Potter.

Não à toa, o filme tem personagens que se equivalem aos que vemos nas duas séries acima. É impossível não comparar as batalhas das franquias, ou então fazer um paralelo entre a Feiticeira Branca e a Galadriel e achar que o trem que leva as crianças para longe de Londres é um cover do Expresso Hogwarts.

Tudo bem que o livro escrito por C. S. Lewis (1898-1963) no qual o filme se baseia é de 1950, ou seja, trata-se de um precursor do gênero, não um plágio. Mas isso não muda o fato que, no cinema, ele nasce atrasado, sem grandes novidades.

Além disso, apesar de ser feito com a ajuda de empresas do naipe de ILM (Star Wars) e Weta (O Senhor dos Anéis), alguns efeitos especiais simplesmente não funcionam e passam a impressão de que não houve tempo para um melhor acabamento. Na cena em que as crianças andam em direção ao encontro do leão Aslam, com uma montanha ao fundo, o chroma key está visivelmente mal recortado. Como se não bastasse, as atuações mirins ficam bem abaixo da média e não ajudam na criação de Narnia como um Universo possível.

O estilo Disney de superação, drama fácil e infantilizado pode até funcionar para algumas pessoas, mas também deve decepcionar muita gente. Principalmente os mais exigentes.

Aguarde a crítica completa na próxima semana e um artigo especial sobre a WETA.

Omelete Recomenda

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.