Filmes

Crítica

While We're Young | Critica

Noah Baumbach faz um dos filmes definitivos sobre crescer hoje

Érico Borgo
17.10.2014, às 18H40
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37

Noah Baumbach retorna aos temas que tem explorado recentemente em sua carreira, mas de maneira mais incisiva e comercialmente abrangente, em While We're Young (2014).

Em sua nova comédia, o diretor de Frances Ha e Greenberg volta a discutir como é chegar a uma idade em que a pessoa ainda se vê como jovem, mas seu corpo, hábitos e conquistas dizem o contrário. A história acompanha um casal de 40 anos (Ben Stiller e Naomi Watts) que vive entre dois mundos. Seus melhores amigos entraram para o "culto dos bebês", algo que eles próprios não estão dispostos a fazer, pois preferem desfrutar de sua liberdade - mesmo que não tenham nada a fazer com ela.

while we're young

None

while we're young

None

Para preencher essa carência, entra em cena um segundo casal, 20 e poucos anos (Adam Driver e Amanda Seyfried), com um mundo de possibilidades à frente. São o estereótipo dos hipsters: curtem vinil, teclam em máquinas de escrever e preferem não saber algo a procurar no Google em um contexto social. Como uma Fonte da Juventude de chapéu e calças apertadas, os jovens reacendem algo adormecido no casal quarentão.

Baumbach discute as diferenças fundamentais entre as gerações com eloquência. Como os dois protagonistas são documentaristas (as mulheres têm espaço importante no filme, mas ele é essencialmente masculino), discute-se esse cerne do filme através das diferenças de abordagem do que deve ser um documentário. Enquanto Stiller tenta preservar a pureza da verdade, Driver acredita que a jornada é mais importante que o desinteressante destino.

Como é de costume, Baumbach extrai atuações excelentes de seu elenco. Stiller faz aqui seu melhor trabalho em anos. Já Driver, que simplesmente ainda não errou na carreira, está mais carismático do que nunca. Watts tem espaço para mostrar um lado mais leve, enquanto Seyfried fica um pouco de canto, por sua personagem estar sempre oculta pelo brilho do namorado, claramente a força motriz do casal.

Em sua própria busca, o cineasta encadeia uma série de discussões divertidas, como a maneira com que lidamos com nostalgia, por exemplo. Enquanto os mais novos se apropriam de referências e celebram o que passou, os que realmente viveram outras épocas sentem-se incomodados por dividir algo que sequer estão vivendo mais com quem veio depois.

Engraçado, inteligente e honesto, While We're Young trafega na interseção dessas duas gerações, sem fazer juízo moral de nenhuma.

Enquanto Somos Jovens (2014)
While We're Young
Enquanto Somos Jovens (2014)
While We're Young

Ano: 2014

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 94 min min

Nota do Crítico
Ótimo

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.