Pânico 7 já chegou!

Icone Fechar

Uma vida nova
EUA/Noruega, 2005
Drama - 125 min.

Direção: Hans Petter Molland
Roteiro: Larry Gross, Sabrina Murray

Elenco: Bai Ling, Tim Roth, Nick Nolte, Damien Nguyen, Temuera Morrison, Thu Anh, Glen Bradford, Thi Kim Xuan Chau, Xuan Phuc Dins, Damien Hung

"Bui Doi" (menos que pó) é uma expressão usada para descrever crianças vietnamitas nascidas de pais norte-americanos. Esta explicação inicial, em lettering sobre o luto do fundo preto da tela, serve de chapéu panfletário pedindo do público um mínimo de comiseração por esta parcela semi-indochina discriminada, uma esmola de lágrimas por uma história que se pretende sensível e alguns donativos de comoção em prol da luta pela sobrevivência.

Omelete Recomenda

Uma vida nova (Beautiful Country, 2004), dirigido pelo norueguês Hans Petter Moland, navega nesses mares chorosos centrados em um protagonista. Estamos no Vietnã, em 1990, início do processo de globalização, quando o lado comunista do mundo começa a aderir ao modo capitalista e engatinha uma abertura de mercado com suas perestroikas. Foi também um período em que apareceram alguns filmes norte-americanos sobre a Guerra do Vietnã. A maioria versava sobre a mea culpa estadunidense em relação à questão quando, coincidentemente, as armas e os canhões do Tio Sam apontavam para o Golfo Pérsico e para Saddam Hussein.

Binh (Damien Nguyen) é um jovem adulto criado por uma família adotiva. Pelo fato de não ser um cidadão legítimo e por suas condições miseráveis, sai em busca de um objetivo complexo com uma cajadada só: encontrar seus verdadeiros progenitores e viver uma vida melhor. Presente e passado se fundem nessa desesperada corrida escapista.

Essa jornada inclui uma viagem em um navio pesqueiro clandestino, comandado pelo mercenário Capitão Oh (Tim Roth), em que o rapaz conhece a prostituta Ling (Bai Ling), nas mesmas condições e com os mesmos ideais de desfrutar as verdinhas dos Estados Unidos, sinônimo de qualidade de vida e de prosperidade. Este Bateau Mouche de terceira categoria, navegando pelos tempestuosos oceanos titânicos, serve de elemento adicional ao retrato sub-humano que o diretor ilustra ao protagonista. O tráfico escravocrata asiático é a única oportunidade de se chegar à Malásia e, em seguida, à tão sonhada apple city, Nova York. Binh dispõe-se a compensar sua condição rejeitada de sem-teto e sem-família primeiro em busca do dinheiro, depois ao encontro de suas miscigenadas raízes. É essa viagem que o leva a um remoto rancho do Texas.

Uma vida nova tem Terrence Malick como um de seus produtores. Até dá pra se encontrar nesse filme alguns traços estruturais do diretor de Além da linha vermelha (1998) e O novo mundo (2005). O tema da Guerra, o encontro existencial do ser humano com suas origens, a visão colonizadora da humanidade, enfim, fatos fenomenológicos coletivos sob a ótica introspectiva e individualista do personagem-sobrevivente. Mas Moland, diferentemente do mestre, carrega nas tintas e nos sustenidos. As aproximações humanas e as peregrinações nos espaços até poderiam comover se não beirassem a pieguice. Há um exagero na retratação sociológica dos componentes do texto. O diretor escala dois times, o dos bonzinhos e o dos vilões. Não há maiores profundidades nesse retrato maniqueísta que, numa análise mais radical, assemelha-se às caracterizações novelísticas. Abrindo mão do discurso em primeira pessoa com as narrações em off, das "viagens" imagéticas e dos circunlóquios típicos de Malick, o discípulo norueguês traça uma narrativa mais linear, mais convencional, mais apelativa, e distancia-se do objeto de filmagem. É muito chororô pra pouca sensibilidade. Falta a Uma vida nova um pouco mais do novo. E, conseqüentemente, um pouco mais de vida.

Érico Fuks é editor do site cinequanon.art.br

Nota do Crítico

Regular
Érico Fuks

Uma Vida Nova

Beautiful Country

14 Drama
Duração: 137 min
Direção: Eric Lartigau
Roteiro: Douglas Kennedy, Stéphane Cabel
Elenco: Romain Duris, Marina Fois, Catherine Deneuve, Niels Arestrup, Esteban Carvajal Alegria, Branka Katić, Eric Ruf, Enzo Caçote, Luka Antic, Rachel Berger
Data de lançamento: 09 de junho de 2006
Onde assistir:

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.