Filmes

Crítica

Trumbo | Crítica

Astro de Breaking Bad tem seu melhor trabalho no cinema em filme sobre Caça às Bruxas em Hollywood

Érico Borgo
17.09.2015, às 01H20
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37

A patrulha anticomunista do Macartismo, movimento de perseguição política nos EUA nas décadas de 1940 e 50, já foi retratada no cinema algumas vezes. Afinal, a indústria dos filmes, devido ao seu notório poder de influência, foi um dos setores mais afetados pela chamada Caça às Bruxas, e Hollywood ainda se ressente desse período negro.

Em Trumbo, Jay Roach deixa de lado as comédias pelas quais é conhecido, como Austin Powers e Entrando Numa Fria, e realiza um drama sério e elegante sobre a era. No centro das atenções está Dalton Trumbo, figura emblemática do cinema na época e roteirista premiado de filmes como A Princesa e o Plebeu, Spartacus e Exodus. Membro do partido comunista, Trumbo se recusou a testemunhar perante a comissão parlamentar de inquérito que investigava a "ameaça vermelha" na indústria, o que colocou-o na cadeia e, depois, numa lista negra que o impedia de conseguir trabalho.

Bryan Cranston, de Breaking Bad, vive o escritor que pagou um alto preço pelas convicções políticas e sua própria consciência. É o melhor trabalho do ator nas telonas até hoje e Cranston aproveita cada segundo dele, entregando os diálogos afiados do roteiro de John McNamara com inspiração. O retratado, afinal, falava com a eloquência que escrevia e seu intérprete valoriza isso, marcando cada frase.

Roach contou ainda com outros nomes de presença no elenco, como Diane Lane, Elle Fanning, John Goodman, Louis CK e Helen Mirren, que também engrandecem a produção esmerada, com reconstruções de época precisas.

Desde Boa Noite, Boa Sorte a Caça às Bruxas não era lembrada com tal qualidade no cinema. Jay Roach pode ter feito comédias memoráveis, mas se depender de Trumbo, deve experimentar uma guinada interessante - e que merece ser acompanhada - em sua carreira.

Leia todas as críticas do Festival de Toronto

Trumbo - Lista Negra
Trumbo
Trumbo - Lista Negra
Trumbo

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 124 min

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.