Elle Fanning em Teen Spirit

Créditos da imagem: Teen Spirit/Divulgação

Filmes

Crítica

Espírito Jovem

Elle Fanning brilha (e canta) em história repaginada de busca pelo sucesso

13.09.2018, às 10H09.
Atualizada em 19.06.2019, ÀS 19H05

A história não é nova: menina do interior sonha cantar e entra em concurso de talentos que pode mudar a sua vida. Essa, porém, é uma das qualidades de Espírito Jovem, fazer com que uma trama repetida inúmeras vezes soe nova durante 92 minutos.

Estreia de Max Minghella (A Rede Social) na direção, o filme segue Violet (Elle Fanning), que aos 17 anos divide seus dias entre muitas tarefas - escola, trabalho, a fazenda da família e as apresentações em um pub local. Em uma de suas performances passionais para uma plateia apática, ela conhece Vlad (Zlatko Buric), um cantor de ópera aposentado que é tão simpático quanto alcoólatra. Quando o concurso Teen Spirit passa pela Ilha de Wight, Violet precisa de um tutor e Vlad de um motivo para viver, formando uma dupla improvável.

Para captar as diferentes camadas da vida da sua protagonista, Minghella e o diretor de fotografia Autumn Durald-Arkpaw misturam luz natural e neon, paisagens bucólicas e urbanas, delicadeza e decadência. A montagem de Cam McLauchlin une tudo em um estética de videoclipe, mas sem restringir o espaço para que os personagens se desenvolvam.

Minghella, que também assina o script, cria relações complexas em diálogos simples, garantindo que Espírito Jovem seja mais do que uma experiência musical/estética. Há todo um mundo em torno de Violet, habitado por pessoas complicadas e carismáticas. Essa não é só a jornada de uma pessoa, mas da sua mãe (Agnieszka Grochowska), de Vlad e outros. O espírito adolescente do título não é uma restrição de idade, mas uma força para recomeçar.

Cantando, dançando e falando polonês, Fanning é a estrela que precisa ser para que a trama tenha credibilidade. Assim, a torcida pelo sucesso de Violet não exige muito da capacidade para suspensão de descrença do público. Essa é uma história que já foi contada, mas feita com dedicação e entusiasmo contagiantes. É possível se emocionar, bater o pezinho durante as cenas musicais e sair sem medo com um sorriso no rolar dos créditos.

Nota do Crítico
Excelente!
Espírito Jovem
Teen Spirit
Espírito Jovem
Teen Spirit

Ano: 2019

País: Estados Unidos, Inglaterra

Classificação: 12 anos

Duração: 93 min

Direção: Max Minghella

Elenco: Rebecca Hall, Elizabeth Berrington, Elle Fanning

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.