Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Espírito Jovem

Elle Fanning brilha (e canta) em história repaginada de busca pelo sucesso

NB
13.09.2018, às 10H09.
Atualizada em 19.06.2019, ÀS 19H05
Elle Fanning em Teen Spirit

Créditos da imagem: Teen Spirit/Divulgação

A história não é nova: menina do interior sonha cantar e entra em concurso de talentos que pode mudar a sua vida. Essa, porém, é uma das qualidades de Espírito Jovem, fazer com que uma trama repetida inúmeras vezes soe nova durante 92 minutos.

Estreia de Max Minghella (A Rede Social) na direção, o filme segue Violet (Elle Fanning), que aos 17 anos divide seus dias entre muitas tarefas - escola, trabalho, a fazenda da família e as apresentações em um pub local. Em uma de suas performances passionais para uma plateia apática, ela conhece Vlad (Zlatko Buric), um cantor de ópera aposentado que é tão simpático quanto alcoólatra. Quando o concurso Teen Spirit passa pela Ilha de Wight, Violet precisa de um tutor e Vlad de um motivo para viver, formando uma dupla improvável.

Omelete Recomenda

Para captar as diferentes camadas da vida da sua protagonista, Minghella e o diretor de fotografia Autumn Durald-Arkpaw misturam luz natural e neon, paisagens bucólicas e urbanas, delicadeza e decadência. A montagem de Cam McLauchlin une tudo em um estética de videoclipe, mas sem restringir o espaço para que os personagens se desenvolvam.

Minghella, que também assina o script, cria relações complexas em diálogos simples, garantindo que Espírito Jovem seja mais do que uma experiência musical/estética. Há todo um mundo em torno de Violet, habitado por pessoas complicadas e carismáticas. Essa não é só a jornada de uma pessoa, mas da sua mãe (Agnieszka Grochowska), de Vlad e outros. O espírito adolescente do título não é uma restrição de idade, mas uma força para recomeçar.

Cantando, dançando e falando polonês, Fanning é a estrela que precisa ser para que a trama tenha credibilidade. Assim, a torcida pelo sucesso de Violet não exige muito da capacidade para suspensão de descrença do público. Essa é uma história que já foi contada, mas feita com dedicação e entusiasmo contagiantes. É possível se emocionar, bater o pezinho durante as cenas musicais e sair sem medo com um sorriso no rolar dos créditos.

Nota do Crítico

Excelente!
Natália Bridi

Espírito Jovem

Teen Spirit

2019
93 min
País: Estados Unidos, Inglaterra
Classificação: 12 anos
Direção: Max Minghella
Elenco: Rebecca Hall, Elizabeth Berrington, Elle Fanning
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.