Filmes

Crítica

A Recompensa | Crítica

O novo Jude Law

14.05.2014, às 23H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H18

Jude Law não é mais um sedutor. As entradas no cabelo aumentaram, o corpo, antes esguio, ganhou muitos quilos e suas últimas escolhas profissionais atestam sua transformação de galã em ator comprometido.

A cena de abertura de A Recompensa corrobora essa noção, com um longo monólogo shakespeariano do protagonista sobre o próprio pênis. Em uma única tomada, a ode a si mesmo de Dom Hemingway mostra que Law mantém o antigo charme, mas a decadência do seu corpo revela uma profundidade que antes inexistia. É a combinação perfeita para um personagem que, depois de passar 12 anos na prisão, precisa reconquistar sua antiga vida.

Ao som de “The Stand”, do The Alarm, o diretor e roteirista Richard Shepard (O Matador, A Caçada) dá início à jornada do seu personagem-título, que seguirá acompanhada de uma pertinente trilha sonora, que vai de Motörhead a Pixies. Preso por manter sua boca fechada em um crime ligado ao poderoso Sr. Fontaine (Demian Bichir), Dom Hemingway perdeu a mulher, para outro homem e para o câncer, e o amor da filha (Emilia Clarke). Ele quer a sua recompensa.

O título brasileiro deixa esse objetivo bastante claro, mas perde um dos elementos essenciais da narrativa: a necessidade de autoafirmação de Dom Hemingway, que durante anos permanecera como apenas um número na prisão. Ele não apenas repete o próprio nome inúmeras vezes, como caçoa do poderoso russo que o mandou para a prisão - “Ivan é diminutivo de  Ivana?”. A lembrança do nome da faceira Melody (Kerry Condon) também será definitivo no caminho de redenção do anti-herói e da criação da sua nova identidade.

Em uma trama costurada por casualidades e golpes de sorte, Shepard consegue dar consistência ao seu filme com uma certeira escalação de elenco. A cara fechada de Richard E. Grant se encaixa perfeitamente no calmo e fiel Dickie Black (quase um Droopy Dee) e a doçura de Clarke tem o tom certo para mostrar uma filha revoltada, mas não demais. O grande trunfo do longa, porém, é Law. Mesmo que sempre competente, a maturidade levou o ator a um novo patamar. Que venham outrosDom Hemingways.

Nota do Crítico
Ótimo
A Recompensa
Dom Hemingway
A Recompensa
Dom Hemingway

Ano: 2013

País: Inglaterra

Classificação: 16 anos

Duração: 93 min

Direção: Richard Shepard

Roteiro: Richard Shepard

Elenco: Jude Law, Demián Bichir, Richard E. Grant, Matthew C. Martino, Emilia Clarke, Kerry Condon, Mădălina Diana Ghenea, Deborah Rosan, Vic Waghorn, Emma Lock, Nathan Stewart-Jarrett, Jumayn Hunter

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.