Filmes

Crítica

Questão de Tempo | Crítica

O amor e o desapego

Aline Diniz
19.12.2013
20h53
Atualizada em
21.09.2014
15h11
Atualizada em 21.09.2014 às 15h11

Viagem no tempo é um assunto complicado em qualquer contexto, seja ficção científica ou romance. Existem regras que não devem ser quebradas, paradigmas a serem evitados e infinitas possibilidades de destinos a serem considerados. No entanto, quando o que está em jogo é a vida de uma pessoa, sua felicidade, e não o destino do universo, a perspectiva muda muito.

Questao de Tempo

None

QuestaodeTempo

None

Em Questão de Tempo (About Time) conhecemos Tim (Domhnall Gleeson), um jovem ruivo bem-apessoado que só quer encontrar o amor descobre que descende de uma família de viajantes no tempo. Seu pai (Bill Nighy) lhe ensina: entre num armário ("um lugar bem escuro também funciona") e pense no exato momento do tempo para o qual você quer voltar e estará lá.

[possíveis spoilers abaixo]

É estabelecida, então, uma nova regra: não é possível ir para o futuro onde nunca antes se esteve. Chega a hora de testar o novo presente - e tudo dá muito certo. No entanto, como qualquer pessoa inexperiente, entre trancos e barrancos Tim descobre as maravilhas de se refazer um momento, por mais breve que seja; mas também que a dependência de se refazer o passado pode ser problemática.

Inicialmente, o longa parece mais uma bobinha comédia romântica. São apresentados valores familiares, uma intensa amizade entre pai e filho, o amor de cônjuge, o de irmãos e aquele entre amigos. É aí que dá-se início ao caminho de Tim entre as escolhas, ganhos e perdas da alteração do passado, escolhas difíceis entre amores diferentes, mas não menos intensos.

Já casado com Mary (Rachel McAdams) e pai de Posy, uma linda menininha; Kit Kat (Lydia Wilson), irmã de Tim, sofre um acidente de carro. Instintivamente, volta-se no tempo para evitar o desastre. Ao retornar para o presente, Tim se depara não com Posy, mas com uma criança completamente diferente. "A cada vez que você modificar alguma coisa no passado, terá um filho diferente", diz seu pai. A nova regra gera um grande conflito em Tim: salvo minha irmã e me acostumo com um filho diferente ou tenho Posy de volta e Kit Kat sofre o acidente?

Essa não é a última encruzilhada de Tim, que sofre e faz sofrer a cada decisão tomada. A pior de todas, porém, é ter de deixar seu pai e melhor amigo para trás. O roteiro de Richard Curtis emociona ao usar o tom sentimental sem ser meloso, tocando fundo em questões se não iguais, muito parecidas as do espectador. Mesmo com algumas escorregadas no ir e vir temporal, Questão de Tempo ensina uma preciosas lições de moral: viva cada momento como se fosse o último, aprecie as menores coisas da vida e não será necessário refazer nada.

Questão de Tempo
About Time
Questão de Tempo
About Time

Ano: 2013

País: Inglaterra

Classificação: 12 anos

Duração: 123 min

Direção: Richard Curtis

Roteiro: Richard Curtis

Elenco: Rachel McAdams, Bill Nighy, Domhnall Gleeson, Tom Hollander, Margot Robbie, Lindsay Duncan, Lee Asquith-Coe, Vanessa Kirby, Lisa Eichhorn, Lydia Wilson, Matthew C. Martino

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.