Hora do Rush 2 | Crítica
Parece até filme pornô
Se você gostou do primeiro Hora do Rush, nem deveria estar lendo esta resenha. Sua continuação, Hora do Rush 2 (Rush Hour 2 - EUA, 2001), é igualzinha. Precisa de motivo melhor para ir ao cinema?
Tudo bem... eu confesso... a história não é lá essas coisas. Mas não é na trama que o filme tem seus méritos. Rush Hour é que nem filme pornô, você só quer ver a ação acontecendo e se divertir.
Enquanto no primeiro filme o policial americano James Carter (Chris Tucker) auxilia o detetive chinês Lee (Jackie Chan) a entender os costumes ianques enquanto tentam solucionar um crime, em Hora do Rush 2 os papéis se invertem. A dupla começa o filme em férias na cidade de Hong Kong, onde Carter é o estrangeiro deslocado. Entretanto, nem mesmo a barreira do idioma impede o policial vindo de Los Angeles de tagarelar o tempo todo. As cenas em que ele tenta falar chinês, apesar de extremamente previsíveis, são divertidíssimas.
As férias dos dois são frustradas quando uma explosão atinge a embaixada americana. Lee, muito a contragosto de seu parceiro, inicia uma investigação que levará os policiais à caça de Ricky Tan (John Leone). A partir daí, Carter e Lee irão se deparar com tipos como a mortal capanga de Tan, Hu Li (Zang Ziyi - protagonista principal de O Tigre e o Dragão), seu sócio, o magnata Steven Reign (Alan King), e a belíssima Isabella Molina (Roselyn Sanchez), uma sexy latina cuja posição no jogo de poder é uma incógnita para todos. Não disse que a história era fraca?
Em compensação o efeito especial ambulante chamado Jackie Chan, continua fazendo as peripécias mais incríveis que um ser humano é capaz. Surpreendentemente, Chris Tucker também está dando seus golpes muito bom coreografados além, é claro, de sua interpretação mais engraçada desde Ruby Rhod, o radialista bizarro de O Quinto Elemento. A cena em que ele resolve mostrar para um karaokê lotado como se deve cantar Michael Jackson é absolutamente imperdível.
Enfim, não se surpreenda quando for anunciado Hora do Rush 3. Jackie e Tucker, além de gerarem ótimas bilheterias, parecem divertir-se muito trabalhando juntos. Ou então são atores excepcionais... o que sabemos não ser o caso. ;-)
A Hora do Rush 2
Rush Hour 2