Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

O Último Mercenário convida Van Damme à típica comédia francesa de caricaturas

Astro belga vira o cara do espacate e da dancinha e praticamente participa do filme em espírito

MH
06.08.2021, às 12H07.
Atualizada em 06.08.2021, ÀS 19H56
O Último Mercenário convida Van Damme à típica comédia francesa de caricaturas

Uma mudança de hábito que dá para identificar em tempos de Netflix e séries como Dix Pour Cent e Lupin é que o grande público brasileiro parece mais permeável ao audiovisual popularesco da França. Aqueles anos de “filme francês só tem DR e gente fumando” parecem distantes quando se percebe que o cinema do país de Sartre tem também vários candidatos a Leandro Hassum.

Talvez isso torne a experiência de assistir a O Último Mercenário mais familiar para o público daqui, a julgar pela presença que o filme estrelado por Jean-Claude Van Damme tem demonstrado no top 10 da Netflix desde a estreia. De qualquer forma, pode ser um choque constatar que se trata muito mais de uma comédia de caricatura do que um filme de artes marciais e ação. Nos seus 60 anos e já flertando com a aposentadoria, o astro belga parece hoje bem mais confortável na autoparódia do que nos round kicks arrojados.

Omelete Recomenda

Um vislumbre disso pode ser sentido já no primeiro plano de Van Damme no filme: suspenso no teto com o espacate aberto, encoberto por uma sombra que basicamente o torna só uma silhueta de pessoa. O ator se torna, portanto, “o cara do espacate” e não faz muita diferença se divisamos ou não o rosto dele em cena, porque sua fama, sua persona e seus golpes característicos o precedem. De certa forma dá pra realizar hoje um filme de Van Damme sem Van Damme em cena e na prática é algo assim que O Último Mercenário tem a oferecer.

A trama sobre um matador expatriado, agente especial perito na furtividade, que volta à França para proteger um filho que ele não conhece é estrategicamente pensada para que Van Damme abuse dos disfarces; com os chapéus e as perucas fica mais fácil substitui-lo pelo dublê nas cenas de luta, que ademais (fica claro rapidamente na encenação) não são a especialidade do diretor David Charhon. Ao Van Damme “real” cabe o papel cômico de ser a figura anacrônica, material de riso nas cenas em que ele puxa algum ditado iluminado a título de lição de moral.

Em defesa de O Último Mercenário, vale dizer que a caricatura é estendida ao resto do elenco, do núcleo jovem do banlieue ao pessoal da burocracia do governo, e nesse caso o filme não difere muito do tipo de comédia popular na França que transforma suas questões de disparidade social em sátira. Assim, para aproveitar o máximo do que este filme bem pedestre tem a oferecer, é indicado conhecer o mínimo da composição étnica de lá e saber que as guerras lutadas nas colônias francesas são em boa medida responsáveis pelo arranjo que alojou imigrantes e minorias nos subúrbios, e criou o clima de animosidade e rancor que hoje define o país.

Já saber que Jean-Claude Van Damme ainda é conhecido pela dancinha no bar de O Grande Dragão Branco pode arrancar um sorriso do espectador que pegar esse fan service - e não muito mais que isso. Assistir a O Último Mercenário esperando uma elegia ao astro belga do chute giratório (ou pelo menos um filme de luta digno desse rótulo) pode ser receita de frustração.   

Nota do Crítico

Regular
Marcelo Hessel

O Último Mercenário

The Last Mercenary

Direção: David Charhon
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Alban Ivanov
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.