Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

O Planeta Branco | Crítica

O Planeta Branco

ÉB
04.01.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H21

O Planeta Branco
La Planète Blanche
Canadá/ França, 2006
Documentário - 86 min.

Direção: Jean Lemire, Thierry Piantanida, Thierry Ragobert

Narrador: Jean-Louis Étienne

Aproveitando uma expedição científica ao Ártico, os produtores Jean Labadie, Jean Lemire e Stéphane Milliere conceberam o longa-metragem O planeta branco (La Planète Blanche, 2006), um documentário que registra a vida animal numa das mais inóspitas regiões do planeta.

Omelete Recomenda

Apesar de gravado ao longo de três anos, por equipes independentes (comandadas por Lemire, Thierry Piantanida e Thierry Ragobert), o filme mostra um ciclo de quatro estações no extremo norte da Terra, começando na escuridão total do inverno - quando ursa e filhotes hibernam - e seguindo à explosão de vida e atividade quando o Sol volta a raiar.

As cenas são belíssimas e evitam a natureza em seus momentos mais grotescos, como na alimentação ou procriação - apenas vislumbrados -, sempre optando por uma abordagem que privilegia o espetáculo visual. Há passagens tocantes de tão lindas, como a aurora boreal, as câmeras noturnas na toca da mãe ursa, os desertos de gelo e a migração dos caribus. Aliás, a equipe deu uma sorte gigantesca nessa última. Depois de um ano sem conseguir encontrar uma população desses enormes cervídeos digna de registro, os cineastas depararam-se com uma das maiores migrações já vistas da espécie, com dezenas de milhares de caribus trotando juntos em busca de pasto.

Fica a ressalva, porém, ao uso intrusivo de trilha sonora do compositor Bruno Coulais. Em diversos momentos ele mistura sons com os animais, musicando movimentos, quase como se eles estivessem "cantando". Há segmentos em que isso funciona, lembrando até uma versão "live-action" do clássico Fantasia, de Walt Disney, mas em outros, como quando a cantora inuit (nativa da região) Elisapie Isaac entra com seu dialeto meio gritado, há uma cisão agressiva entre som e imagem. A idéia era boa, mas cresce demais sobre o visual. Curiosamente, o trabalho dela na banda Taima (www.taimaproject.com) é bem mais sutil que isso. Nada que arruine a experiência, porém.

Felizmente, diferente do esperado, o inevitável tom ecológico aparece aqui e ali de forma bastante positiva, especialmente na narração, sem tornar O planeta branco em mais um libelo panfletário. A vulnerabilidade da região diante das mudanças provocadas pelo aquecimento global, claro, é comentada, mas o filme mais emociona que efetivamente ensina. O apelo é apenas silencioso.

Nota do Crítico

Bom
Érico Borgo

O Planeta Branco

La planète blanche

2006
05.01.2007
86 min
Documentário
País: França
Classificação: LIVRE
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.