Filmes

Crítica

Legalmente Loira | Crítica

O fim da loira burra

Érico Borgo
09.11.2001
01h00
Atualizada em
21.09.2014
13h12
Atualizada em 21.09.2014 às 13h12

A história de Legalmente Loira (Legally Blonde, 2001) é daquelas que você tem absoluta certeza que já viu antes. Sua estrutura, assim como a de tantas outras comédias do gênero, é imediatamente reconhecível como mais uma variação de clássicas fórmulas hollywoodianas do tipo "beleza não é só o que importa" ou "acredite em si mesmo". Só que em Legalmente Loira, são adicionados alguns novos ingredientes e distorções que tornam o filme interessante e agradável.

Elle Woods (Reese Witherspoon) é linda, loira, extremamente popular, presidente de sua confraria, tem dinheiro e um namorado perfeito, chamado Warner (Matthew Davis). O grande problema da vida de Elle acontece quando ela leva um fora bem no dia em que imaginava que seria pedida em casamento. O motivo do rapaz&qt& Ele quer seguir a tradição da família e se tornar senador, só que "políticos se casam com Jackies, não com Marilyns".

Arrasada, a loira decide entrar na mesma universidade que o ex-namorado para provar que pode ser tão inteligente quanto uma morena. Novamente, um probleminha... Warner está cursando direito em Harvard, uma das mais competitivas e exigentes universidades do planeta. Decidida e confiante, Elle fará de tudo (até mesmo contratar um Copolla para dirigir seu vídeo de admissão) para conquistar um lugar entre os gênios de Harvard além, é claro, de recuperar seu amado.

A partir daí, o filme é tão previsível que eu nem preciso continuar com a história. Conforme a fita avança, você descobre sem esforço tudo o que vai acontecer. Mas mesmo assim, a produção não perde seu mérito, pois ela é engraçada do início ao fim. "Culpa" de Whiterspoon, que consegue cativar a audiência e tornar verossímil a sexy loirinha-cabeça-de-vento que ao mesmo tempo é inteligente e perspicaz.

Sucesso

E exatamente com esta simplicidade é que Legalmente Loira foi uma das grandes surpresas de 2001. O filme, feito com 18 milhões de dólares, arrecadou mais de 90 milhões só nos Estados Unidos, sendo que 20 milhões só no fim de semana de estréia. Com tamanho sucesso, não é de se estranhar que a MGM já tenha autorizado a sua continuação, além de estarem estudando a possibilidade de uma série para a televisão.

Legalmente Loira
Legally Blonde
Legalmente Loira
Legally Blonde

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 96 min

Direção: Robert Luketic

Elenco: Reese Witherspoon, Luke Wilson, Selma Blair, Matthew Davis, Victor Garber, Lacey Beeman, Jennifer Coolidge, Holland Taylor, Ali Larter, Jessica Cauffiel, Alanna Ubach, Oz Perkins, Linda Cardellini, Bruce Thomas, Meredith Scott Lynn, Raquel Welch, Greg Serano

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.