Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

O Crítico | Crítica

Comédia romântica cansada repassa a lista de clichês do gênero mas ignora suas musas

MH
24.12.2014, às 17H00.
Atualizada em 10.01.2015, ÀS 18H48

A metalinguagem é o refúgio das comédias românticas que se envergonham de se filiar ao gênero, como se assumir clichês e comentá-los em cena servisse, de alguma forma, como vacina a esses clichês. Há filmes que sabem fazer esse jogo muito bem - de Um Lugar Chamado Notting Hill a Abaixo o Amor - mas no geral é um recurso que mais oprime do que liberta.

O Crítico (El Crítico, 2013) é o tipo de filme oprimido por essa fórmula, incapaz de ir além de suas muitas tiradas autorreferentes (a começar pelo pôster que evoca Notting Hill), e que estabelece com o público uma troca desleal: se alguém não conseguir se emocionar com O Crítico, o problema não é do filme, que afinal está sendo muito honesto ao expor seus clichês, e sim do espectador, esse insensível.

Omelete Recomenda

o critico

None

Tudo é oito ou 80 em O Crítico, como a certa altura define um personagem que divide o mundo entre dois tipos de pessoas, os que saem do cinema e se fecham e os que saem do cinema para discutir com os amigos. O protagonista Víctor Tellez (Rafael Spregelburd) é o crítico de cinema estereotípico - solitário, intransigente e passivo-agressivo - e a chegada em sua vida de uma também estereotípica MPDG, a estrangeira Sofia (Dolores Fonzi), abala as convicções de Tellez.

Por um momento, no começo do filme, quando Tellez é forçado a passear por Buenos Aires com sua sobrinha, Ágatha (Telma Crisanti), que trabalha em uma locadora e adora as comédias românticas mais melosas, o roteiro escrito pelo diretor Hernán Guerschuny flerta com questões geracionais interessantes, e nessa hora O Crítico soa promissor, ao se aproximar do filme-flaneur típico da Nouvelle Vague (movimento caro a Tellez, cuja narração em off é feita em francês).

Guerschuny, porém, infelizmente, não percebe que Ágatha poderia ser a sua Zazie, e O Crítico coloca a personagem de lado e abandona a rua - com seus acasos que poderiam desarmar a postura sabe-tudo de Tellez - para se refugiar em situações seguras entre quatro paredes, com o crítico apaixonado depois de alguns jantares e cafés-da-manhã a dois.

A postura reativa do filme fica bem clara quando um personagem se declara, diz que quer viver com fulana porque "cansou de procurar a protagonista de sua vida". É um filme cansado mesmo, esse O Crítico, e seu tédio impede Guerschuny inclusive de dar atenção à sua musa. Depois de largar Ágatha pelo caminho, subaproveita Sofia. Quem é ela, no filme, além de uma presença evidentemente solar? Quais são seus sonhos, seus medos? O Crítico teme se aproximar - como Tellez, aliás, que observa à distância a moça brigando com o ex-marido. E a história de Sofia, que Tellez aproveita num roteiro, no fim nem é tão particular assim.

E esse é o erro fundamental de Guerschuny: não perceber que o principal clichê das comédias românticas, a idealização do sexo oposto, exige olhar, dedicação. Não é como a cena da chuva ou a da correria no aeroporto, automáticas, inalteráveis. Cada musa é única, ainda que nesses filmes sirvam sempre a propósitos parecidos, e para saber idealizá-las é preciso, antes de mais nada, não se envergonhar disso.

O Crítico | Cinemas e horários

Nota do Crítico

Regular
Marcelo Hessel

O Crítico

El Crítico

2013
25.12.2014
90 min
Comédia
País: Argentina
Classificação: LIVRE
Direção: Hernán Guerschuny
Roteiro: Hernán Guerschuny
Elenco: Rafael Spregelburd, Blanca Lewin
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.