As peças promocionais de Lilo & Stitch (de Dean Deblois e Chris Sanders, 2002) exibem trechos que não fazem parte do longa-metragem, sátiras com os desenhos consagrados da própria Disney. A produção se consolidou como o grande sucesso infantil das férias, mas talvez algumas pessoas tenham se decepcionado com essas situações meramente sugeridas na campanha de marketing.
Se a prática é desleal ou não, a discussão fica além deste espaço. Mas, diante de Neve pra Cachorro (Snow Dogs, de Brian Levant, 2002), a nova aposta do estúdio, um filme cujas peculiaridades divergem bastante do trailer de divulgação, vale um aviso, antes de qualquer engano eventual: a história não apresenta animais falantes, ao estilo de Dr. Dolittle (de Betty Thomas, 1998), como fica insinuado.
O enfoque de Neve pra cachorro pende mais para a dramaticidade de um Benji (de Joe Camp, 1974) do que para o escracho bem equilibrado de Jamaica abaixo de zero (Cool runnings, de Jon Turteltaub, 1993) ou de 101 Dálmatas (101 Dalmatians, de Stephen Herek, 1996), duas outras produções Disney, bem próximas da temática do filme de Levant. O diretor, aliás, já parece familiarizado com o universo canino. Em 1991, dirigiu Beethoven - O Magnífico (Beethoven), uma comédia-família sobre um São Bernardo bonachão. Agora, o entrecho se concentra não em um, mas em oito cães, um vira-lata fêmea e sete huskies siberianos.
Um dentista de sucesso na calorenta Miami, Ted Brooks (Cuba Gooding Jr.) recebe uma notícia inesperada: morreu sua mãe, uma das poucas habitantes do vilarejo de Tolketna, no Alasca. Adotado por Amelia (Nichelle Nichols, a célebre Comandante Uhura, da geração original de Star trek), Brooks mal conhecia a mulher, mas acabou incluído no testamento. O dentista viaja ao Alasca e, além de se habituar a um frio congelante, precisa conviver com os sete huskies que a mãe lhe legou, atléticos, especializados em puxar trenós - e também com Nana, a simpática vira-lata que fazia companhia à sua mãe.
Para piorar a vida de Brooks, às vésperas do Artic Challenge, um evento tradicional de corridas de trenós, um competidor, o bronco Jack Trovão (James Coburn), começa a cobiçar os sete cães siberianos. A fábula do "peixe-fora-dágua", que honra o nome da família e se aproxima das suas origens, então se concretiza: Brooks desafia Jack Trovão a vencê-lo na perigosa competição. Assim, especialmente graças à interpretação expressiva de Gooding Jr. e ao talento do experientíssimo Coburn, Neve pra cachorro passa sem muito vexame no quesito da comoção e da aventura.
Talvez agrade os pequenos com uma gracinha aqui e ali, mas, definitivamente, a idéia não se concentra nas gargalhadas, como possa se imaginar. Pelo contrário. Sabe aqueles filmes Disney bem anos 80, que reprisam direto na Sessão da Tarde? Aqueles melosos, com animais perdidos e crianças tristes? Neve pra cachorro não chega a tanto, mas está quase lá.
Neve Pra Cachorro
Snow Dogs
Ano: 2002
Gênero: Aventura
País: EUA
Classificação: LIVRE
Duração: 96 min
Direção: Brian Levant
Elenco: James Coburn , Sisqó , Nichelle Nichols , Cuba Gooding Jr. , M. Emmet Walsh , Graham Greene , Graham Greene , Brian Doyle-Murray
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários